"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A JUSTIÇA TARDA... E FALHA!

RENAN ENFIM SE TORNA RÉU NO SUPREMO, MAS DIFICILMENTE SERÁ CONDENADO

Charge do Glauco, reproduzida do Arquivo Google

Em rota de colisão com o Poder Judiciário, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), se tornou réu nesta quinta-feira, perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte julgou que aceita a denúncia contra o peemedebista pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O voto decisivo foi de Marco Aurélio Mello, completando seis ministros a favor da aceitação da denúncia, em situação de maioria absoluta, ainda faltando dois votos, de Celso de Mello e da presidente Cármen Lúcia. 

No inquérito que acaba de se tornar processo e tramita desde 2007, o peemedebista é acusado de receber propina da construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira.

Em troca, teve despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal e teve uma filha, pagas pela empresa.

RECIBOS FALSOS
– Renan apresentou ao Conselho de Ética do Senado recibos de venda de gados em Alagoas para comprovar um ganho de R$ 1,9 milhão, mas os documentos são considerados notas frias pelos investigadores e, por conta disso, Renan foi denunciado ao Supremo. 

Na época, o peemedebista renunciou à presidência do Senado em uma manobra para não perder o mandato.

A investigação começou em 2007, mas a denúncia só foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013. O caso estava sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, mas passou para as mãos do ministro Luiz Edson Fachin em junho de 2015. No último ano, imbróglios envolvendo mudança de advogados de Renan e um aditamento feito pela PGR atrasaram ainda mais a liberação do caso para julgamento.

Com o recebimento da denúncia, Renan passa a responder a uma ação penal.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Dificilmente Renan será condenado neste processo. Uma das acusações já prescreveu por decurso de prazo e as outras duas vão pelo mesmo caminho, em função da vagareza que caracteriza o funcionamento do Supremo. Acredita-se que todas as acusações estarão prescritas antes de o processo ir a julgamento. E la nave va, cada vez mais impunemente. (C.N.)


01 de dezembro de 2016
Deu no Estadão

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O que nesse momento me ocorre, é a Lei de Murphy: "Se há possibilidade de várias coisas darem errado, dará errado a que causar mais prejuízo."
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário