"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VENEZUELA: OPOSIÇÃO REÚNE MILHARES NA VENEZUELA EM PROTESTO PELA SAÍDA DE MADURO

PROTESTOS GIGANTESCOS QUEREM REFERENDO PARA TIRAR O PRESIDENTE

PROTESTOS GIGANTESCOS QUEREM REFERENDO PARA TIRAR O PRESIDENTE. FOTO: AP

A oposição venezuelana organizou diversas manifestações em várias cidades do país para protestar contra a suspensão do referendo que poderia tirar o presidente Nicolás Maduro do cargo. "Nós venezuelanos nos mobilizamos em defesa de nossos direitos constitucionais e contra o golpe", disse Henrique Caprilles, principal nome da oposição e defensor do referendo.

A capital, Caracas, é palco da maior concentração. Dezenas de milhares de pessoas se concentram nas principais avenidas da cidade para marcha contra o sucessor de Hugo Chávez.

"Isso é o que estamos exigindo hoje em toda a Venezuela, o retorno à democracia", afirmou o secretário da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, que convocou uma greve geral de 12 horas para a próxima sexta (28).

A iniciativa marca o início da maior ofensiva da oposição contra o presidente até hoje. Chamada de "Tomada da Venezuela", o movimento desta quarta começa a coleta de quatro milhões de assinaturas, cerca de 20% do eleitorado, para deixar evidente a rejeição ao governo e cobrar a realização do referendo revogatório.

"A proposta que fazemos ao país é: greve geral na sexta e na quinta, 3 de novembro, uma mobilização até a Assembleia Nacional para declarar o abandono do cargo e seguir pacificamente para o Palácio de Miraflores (sede do governo)", disse o deputado oposicionista Freddy Guevara.



26 de outubro de 2016
André Brito
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário