"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ATRIZ GLOBAL É ENQUADRADA POR DISCRIMINAR NORDESTINOS NA CÂMARA

'CALEM A BOCA, JÁ PAGO BOLSA FAMÍLIA PARA O NORDESTE', AFIRMOU

PEDRO VILELA: 'ELA DESRESPEITOU UM POVO QUE MUITO TRABALHA PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL' (IMAGEM: DIVULGAÇÃO)


O deputado federal alagoano Pedro Vilela (PSDB) denunciou, na tarde desta terça-feira (25), que o povo nordestino foi vítima de mais um ato de estupidez preconceituosa, protagonizado pela atriz Alexia Dechamps. Antes do início da audiência pública que debateu a regulamentação da vaquejada na Câmara dos Deputados, Vilela discutiu com a atriz da Rede Globo e, em seguida, denunciou que ela deveria ser enquadrada pela prática de crime de racismo.

De acordo com o relato de Pedro Vilela, Alexia Dechamps virou-se para o público da audiência composto em sua maioria por vaqueiros nordestinos, e ordenou: “Calem a boca, que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste”. A atriz negou e prometeu processar Vilela, chamado de oportunista.

“Um ato de discriminação e preconceito, seja ele de qualquer tipo, não deve jamais ser tolerado e sim sempre ser denunciado. E será assim que irei proceder, tantas as vezes em que eu me deparar com situações como essa. Tomara que não mais aconteça. Aproveito pra agradecer o apoio que tenho recebido. Essa tem que ser uma luta de todos. Obrigado”, disse Pedro Vilela em postagem em seu perfil do Instagram, na manhã desta quarta-feira (26).

Neto do saudoso senador Teotônio Vilela, o Menestrel das Alagoas, o deputado federal Pedro Vilela considerou que Dechamps teve postura inapropriada e repulsiva, independente da posição da atriz, contrária à vaquejada. “Ela desrespeitou um povo que muito trabalha para o crescimento do Brasil”, condenou o deputado, que exigiu da procuradoria da Câmara punição exemplar a atriz.

Em seu Instagram, o parlamentar publicou o seguinte vídeo, em que discutia rispidamente com Alexia Dechamps, repetindo “Me respeite! Não sou seu filho!” e denunciando a agressão ao povo nordestino, ao pedir a palavra na audiência pública.

Assista o vídeo em que a atriz justifica que, na falta de educação, tem que ser mal educada, e chama o parlamentar de moleque:

Testemunha


A modelo alagoana Maria Paula Maia, que auxilia o pai na criação de cavalos de vaquejada, relatou que estava no local e agradeceu a postura de Pedro Vilela, que prontamente reagiu repudiando a demonstração de estupidez atribuída à Alexia Dechamps. "Essa moça virou-se para os nordestinos que estavam sentados na fileira de trás e disse: "Calem a boca, que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês!", confirmou Maria Paula. "Estou chocada que além de completamente alienados, esse pessoal é extremamente preconceituoso e desrespeitoso", completou, em seu perfil do Instagram.

“Oportunista”


Alexia Dechamps publicou na tarde desta quarta-feira (26) uma nota sobre o episódio, acusando Pedro Vilela de mentir sobre sua fala na ocasião da audiência. E argumentando sobre o que acha da realidade da vaquejada, do nordestino e do Bolsa Família.

Sem citar uma vaquejada sequer que tenha presenciado, a atriz faz uma comparação entre a vaquejada nordestina e as touradas espanholas. E demonstra quão raso é seu conhecimento sobre a Região Nordeste, a respeito da qual se dispôs a debater.

Leia na íntegra:


"Eu, Alexia Dechamps, repudio a atitude do deputado Pedro Vilela, do PSDB alagoano, de atribuir a mim palavras desrespeitosas contra o povo nordestino durante audiência pública sobre a regulamentação da vaquejada. Mais do que isso, abomino sua postura oportunista de aproveitar-se de um falso embate com uma pessoa pública, atriz profissional, para conseguir mídia fácil e destacar-se diante de seu eleitorado. O parlamentar, além de deturpar minhas palavras, me ofendeu, tentou humilhar e constranger, chegando a dirigir-se ao plenário da Câmara pedir que a Procuradoria da Casa me processe. Não sabe o Sr. Deputado que não me curvo a ameaças, que o tempo de mulheres indefesas e submissas é passado e que antes que siga com sua infâmia eu o estarei chamando a prestar contas de suas palavras perante os tribunais.

No intenso debate que acontecia entre os que defendiam a vaquejada como atividade econômica, geradora de empregos, e os que, como eu, afirmávamos que nenhum trabalho pode se basear em maus tratos a animais indefesos, defendi que o correto seria buscar alternativas econômicas para os vaqueiros que vivem da vaquejada. Se é uma cultura regional, que se mude a cultura, da mesma forma que se deve abandonar a prática das touradas na Espanha. Nada, absolutamente nada, justifica a violência contra animais ou seres humanos.

Disse ainda que no Nordeste, de onde provinha a maior parte dos vaqueiros lá presentes, existem outras atividades como pesca, turismo e lavoura, além do Bolsa Família, que poderia amparar os mais necessitados. Lembrei que a região é que mais tem inscritos no programa do governo federal. Se o auxílio existe, sustentado pelos impostos que eu e todos os brasileiros pagamos, para socorrer pessoas sem renda suficiente, deve ser utilizado para casos extremos como o que discutíamos.

A deturpação dos meus argumentos, como se vê, é vil. Espero que a exposição do caso sirva para desmascarar este tipo de ardil, mostrando aos eleitores do parlamentar quem ele realmente é, em lugar da imagem que gostaria de ver estampada nos jornais. A verdade costuma ser severa com quem manipula fatos e agride semelhantes para conquistar objetivos mesquinhos.

Vim para Brasília para defender a Constituição do meu país, defender a interpretação do Supremo Tribunal Federal contra as vaquejadas e as minhas convicções. É disso que eu vivo. É isso que sou”



26 de outubro de 2016
Davi Soares
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário