"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de julho de 2016

UM PRECIOSISMO DESNECESSÁRIO

Quase toda a imprensa se refere à Dilma como presidente afastada e a Michel Temer como presidente interino. Ainda que essas denominações estejam formalmente corretas, elas não correspondem à realidade política. 

Dilma Rousseff é objetivamente a ex-presidente da república, e Michel Temer é o presidente efetivo de facto, que ficará no cargo até o final do período desse mandato presidencial. 

Qualquer análise que aponte um cenário futuro de curto prazo distinto desse ou é um erro grosseiro ou um blefe. E a política é feita também de blefes.


03 de julho de 2016
in crítica nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário