"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 31 de maio de 2016

PIADA DO ANO: ARTISTAS E ESTUDANTES ACHAM QUE CONSEGUIRÃO DERRUBAR TEMER



Palácio Capanema, no Rio, está ocupado por artistas e estudantes

















O movimento Ocupa MinC repudiou declarações que o novo ministro da Cultura, Marcelo Calero, deu em entrevista à Folha na última quinta-feira (26). Na entrevista, Calero disse que iria dialogar com os ocupantes de prédios ligados ao MinC. O movimento reafirmou que não haverá diálogo. Há ocupações em todas as capitais do país, segundo o movimento, que pede a saída do presidente interino, Michel Temer, e repudia qualquer iniciativa de negociação com o governo.
“Não haverá diálogo, conciliação ou negociação com quem trate com um governo golpista. Não há república, democracia ou governo instituído, quando o voto da população é violentado com um golpe”, diz a nota do movimento.
Calero disse à Folha que não haverá pedido de reintegração de posse dos edifícios. No entanto, afirmou que, em algumas ocupações — que se recusou a nomear —, há casos de dano ao patrimônio e uso de drogas. Nesses casos, disse ele, o MinC trabalhará para garantir que os edifícios mantenham suas funções.
Em reação a essa declaração, o Ocupa MinC afirmou: “Nosso movimento é nacional e unificado. Apoiamos e defendemos todas as ocupações brasileiras, e não vamos aceitar diferença de tratamento entre as mesmas.”
Calero também afirmou na entrevista que Temer tomou a atitude de um “grande líder” ao reconstituir o MinC. Quando assumiu, o presidente interino extinguiu a pasta e fez dela uma secretaria sob a guarda do Ministério da Educação, que passou a se chamar Ministério da Educação e da Cultura. Após pressão de artistas, Temer recuou e recriou a pasta.
Para o Ocupa MinC, “chamar um presidente golpista de ‘grande líder’ é oportunismo.”
###
NÃO HAVERÁ DIÁLOGO
Primeiramente, #ForaTemer. Não haverá diálogo, conciliação ou negociação com quem trate com um governo golpista. Não há república, democracia ou governo instituído, quando o voto da população é violentado com um golpe. Esta é a verdadeira gambiarra. Não temos líderes, temos vozes.
É bom lembrar que o Palácio Gustavo Capanema não é apenas um prédio da Funarte, e sim do Ministério da Cultura. Estamos re-significando a função social deste espaço, não só no sentido da funcionalidade e da inserção da sociedade civil, mas transformando-o em um território de luta contra o retrocesso e a restrição de direitos promovidos por este governo ilegítimo, incluindo a nova reformulação do ministério.
Nosso movimento é nacional e unificado. Apoiamos e defendemos todas as ocupações brasileiras e não vamos aceitar diferença de tratamento entre as mesmas.
Não há coerência em um discurso contra o machismo, a homofobia, a xenofobia e pactuar com um projeto de governo golpista que assumiu de forma arbitrária, causando um desmonte de setores e instituições essenciais do Estado brasileiro como Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Ciência e Tecnologia, Empresa Brasil de Comunicação, além da extinção da Controladoria-Geral da União – CGU.
Chamar um presidente golpista de “grande líder” é oportunismo. Queremos uma república de fato e de direito. A luta pela democracia não tem data para terminar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Com apoio entusiasmado da UNE, de outras organizações estudantis e de movimentos sociais ligados ao PT, as unidades do Ministério da Cultura estão ocupadas em todo o país. A iniciativa não tem nada de cultural, o objetivo é tirar Temer do governo. Deve ser mais uma Piada do Ano. Daqui a mais alguns dias, nenhum jornal nem televisão aparecerá por lá, não haverá mais distribuição de sanduíches de mortadela com tubaína, o último a sair que apague a luz. (C.N.)

31 de maio de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário