"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

MENOS UMA RAPOSA ESFAIMADA NO GALINHEIRO...

Após a prisão "perpétua" de José Dirceu, achei oportuno, pegando o gancho nos vídeos apresentados no texto  "A PRISÃO PERPÉTUA IMPOSTA AO EX-CAPITÃO DO TIMA EXIGE A REPRISE DOS VÍDEOS ESTRELADOS POR JOSÉ DIRCEU E LULA", reprisar também uma curta retrospectiva histórica de alguns programas que apresentaram Dirceu submetido a uma sabatina, quando se iniciou o que ele chamou de "caça às bruxas".
Hoje, transcorrido pouco tempo, o "inocente" José Dirceu acaba de ser condenado a 23 anos de prisão.
Ex-Ministro Chefe da Casa Civil de Lula, ex- deputado federal, ex-advogado e - se viver até lá, ex-condenado - renega veementemente o título de "chefe de quadrilha". 
Todos se consideram inocentes mesmo que exaustivamente comprovadas todas as acusações, minuciosamente esquadrinhadas pelo Polícia Federal e Ministério Público.
O fato é que por achar muito interessante a resistência e a persistência de se apresentar como um cidadão acima de qualquer suspeita, Dirceu termina por revelar com clareza o Brasil velho, o Brasil da impunidade, tamanha a certeza de que tudo não passaria, com o tempo, de "especulações", de "tramas políticas" da oposição, de "intrigas de adversários", de "briguinhas de poder"... Bem articulado, o "capitão do time" responde ou tergiversa com com falsa autoridade, aos questionamentos, chegando mesmo a "corrigir" as interpelações e "acusações" dos interrogantes.
No Brasil velho, no Brasil dos "mensalões", a corrupção subterrânea que corroía ( e ainda corroi ) a ética e a decência públicas, era uma crença, uma certeza, uma questão de fé de que o poder do dinheiro tem a força de consagrar os piores. 
Mera questão de preço...
Não que esse câncer tenha sido extirpado. Ha metástases infiltradas, ainda, nas instituições. Velhos nomes de velhos políticos, continuam a exercer o poder com a habilidade de um saltimbanco. Há sempre um truque para fazer rir a platéia, para manipular a opinião pública, para retratos com falsos sorrisos cheios de botox. 
De todo esse 'imbroglio' que persiste em consolidar a 'manha' política, a astúcia pilantra, a mascarada ganância, fica a certeza de que é preciso dar um basta nesse modelo político  hipócrita que sedimenta a imagem de republiqueta sul-americana.
Enfim nasceu um Brasil novo, ainda neném, engatinhando, balbuciando, ameaçado,mas vivo, que crescerá e se tornará poderoso, capaz de esmagar a infame tradição de que política se faz em benefício do próprio poder, na privatização do bem público em causa própria, na apropriação da riqueza nacional.
Busquei com os vídeos mostrar a cara séria do cinismo, a probidade da desfaçatez.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário