"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de maio de 2016

COM A CASSAÇÃO DE DELCÍDIO, PRISÃO PREVENTIVA DE LULA SAIRÁ MAIS RAPIDAMENTE





Lula sabe que já está nas mãos do juiz federal Sergio Moro…
Com a decisão do Senado de cassar o mandato de Delcídio do Amaral (sem partido – MS), os processos que envolvem o agora ex-senador – inclusive a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – devem ser remetidos à primeira instância, isto é, ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba.
Sem o mandato de senador, Delcídio fica também sem o foro privilegiado, o que faz com o que seus processos deixem os escaninhos do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na denúncia oferecida contra Lula, o ex-senador era a única pessoa com a prerrogativa de foro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Além de Delcídio e Lula, também são investigados o banqueiro André Esteves, o ex-assessor Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, além do empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai.
OUTROS INQUÉRITOS
Os demais inquéritos contra Lula, porém, envolvem pessoas com foro, como a presidente Dilma Rousseff. Mesmo que o Senado decida afastá-la do cargo nesta quarta, ela mantém o foro privilegiado até a conclusão da análise do impeachment no Congresso.
O ex-presidente também é alvo de pedido de investigação no inquérito mãe da Operação Lava Jato, conhecido como “quadrilhão” Nesse processo, há diversos políticos com foro, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Está no Supremo também a investigação sobre o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá, imóveis que seriam usados por Lula. Em março, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, determinou que Moro encaminhasse os processos que envolviam o petista ao STF, por conta do episódio envolvendo a divulgação dos telefonemas entre Dilma e Lula.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Agora, a competência passa a ser da República de Curitiba, que não tem conversa fiada nem prescrição. A força-tarefa já sabe tudo sobre as falcatruas de Lula, só falta o relator Teori Zavascki mandar o processo de volta a Curitiba para sair a preventiva do ex-presidente. Mas você não acredita, não é mesmo? Então aguarde. Nas operações Lava Jato e Zelostes, a força-tarefa primeiro colhe provas abundantes e irrefutáveis para só depois pedir a preventiva. Justamente por isso, é muito difícil reversão na segunda instância, o Tribunal Regional Federal. No caso de Lula, as provas abundam, se é que vocês me entendem, como dizia nosso amigo Maneco Muller, o genial Jacinto de Thormes.  (C.N.)

14 de maio de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário