"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de abril de 2016

RAUL JUNGMANN, DO PPS, DEVE ASSUMIR O MINISTÉRIO DA DEFESA






Jungmann é um político respeitado pelos militares
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) é o nome praticamente definido para o Ministério da Defesa no futuro governo Michel Temer, caso o Senado acate o pedido de impeachment e a presidente Dilma Rousseff seja afastada em meados de maio. As chances de Jungmann se consolidaram principalmente depois que o senador Cristovam Buarque (DF), também do PPS e pernambucano, descartou a ida para o Ministério da Cultura em entrevista à Rádio Estadão. Sem Buarque, Jungmann passou a ser o único nome do PPS no páreo para ocupar o primeiro escalão do novo governo.
Ex-ministro da Reforma Agrária do governo Fernando Henrique Cardoso, Jungmann estudou e acompanhou de perto assuntos ligados à Defesa, tanto no Congresso Nacional quanto em contato direto com o ex-ministro da área no governo Lula, seu amigo Nelson Jobim, responsável por ter implantado o ministério na prática.
Jobim era o preferido por Temer para voltar à Defesa, mas achou melhor ficar fora do novo governo, alegando, por exemplo, que sua atuação como advogado-consultor de empreiteiras envolvidas na Lava Jato poderia dar munição a adversários de Temer e dele próprio.
APOIO AO GOVERNO
Jobim acertou que dará apoio ao governo como membro do “Conselhão” (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e apoiou o nome de Jungmann “com entusiasmo”, segundo articuladores políticos.
A intenção de Temer é manter os atuais comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que vêm sendo consultados informalmente sobre os nomes cotados para a Defesa, inclusive o de Jungmann. Eles têm o compromisso de não se meter em questões políticas, nem assumir qualquer lado.

José Carlos Aleluia também é uma escolha acertada
ALELUIA ESTÁ COTADO
O DEM é outro partido de oposição a Dilma que terá direito a um ministério no virtual governo Temer. Se esse ministério for Minas e Energia, está previamente decidido que a escolha recairá sobre o deputado, engenheiro e professor José Carlos Aleluia (BA), o mais assíduo relator da área de energia em comissões do Congresso. Se for qualquer outra pasta, o nome passa a ser do ex-líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O jurista José Carlos Werneck, uma das pessoas mais bem informadas de Brasília, acertou em cheio ao escrever aqui na Tribuna da Internet que Temer, na medida do possível, estava tentando compor um Ministério de primeiro mundo. Jungmann e Aleluia estão entre os melhores políticos do país, respeitadíssimos no Congresso. Duas grandes aquisições, como se diz no liguajar esportivo. Duro mesmo é aturar os caciques do PMDB que terão de ser escalados no primeiro escalão(C.N.)

30 de abril de 2016
Eliane Cantanhêde
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário