"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de abril de 2016

DESESPERADOS SEM ARGUMENTOS

Defensores da permanência de Dilma na Presidência da República, entre eles, juristas, jornalistas, políticos , artistas, analistas e empresários, na ânsia desesperada de retrucar aqueles que pensam o contrário, alegam que existiam denúncias que justificavam o impeachment de Collor, situação que, de acordo com a manada favorável a Dilma, não ocorre agora. Na verdade, a maior bandeira das patifarias usadas pelos algozes de Collor foi um carro Fiat Elba que servia à cozinha da Casa da Dinda. Outra aberração em forma de matéria investigativa que os paladinos de barro também usaram contra Collor, foi leviana e irresponsável matéria de revista semanal. Tratava-se de capenga e atormentada entrevista de ressentido e já doente irmão de Collor, com grotescas e infundadas acusações. Collor foi apeado da Presidência da República por orquestrado e imundo jogo político, e não por corrupção. Tanto é verdade que foi inocentado em dois julgamentos pelo STF.

A propósito,
Bela, marcante, esclarecedora , oportuna e corajosa auto-crítica de um brasileiro.
Erick Bretas, colocou uma foto do Presidente Collor, a foto oficial da Presidência, e escreveu no Facebook. Teve 5.500 curtidas e 8031 compartilhamentos.
Erick é do Rio de Janeiro e deve ter uns 40 e poucos anos. Meus respeitos ao Erick. Leiam o depoimento dele:
"Hoje aprendi o seguinte com o José Eduardo Cardozo:
Todos aqueles que fomos às ruas em 1992, PT à frente, devemos desculpas ao Collor.
Interrompemos um mandato legítimo, amparado em 35 milhões de votos, só porque o Pedro Collor deu uma entrevista à Veja (à Veja!) denunciando uns esqueminhas de propina. Tinha a história da Fiat Elba, mas o que é uma Fiat Elba diante de uma Pasadena?

...
Cardozão foi claro: só um "grave atentado à Constituição" justifica o impeachment de um presidente da república democraticamente eleito.
Collor não praticou nenhum atentado à Constituição. Foi removido do poder depois de jogar o país na recessão, perder o apoio popular e destruir sua base de apoio no Congresso. Impeachment nessas circunstâncias, ensinou o AGU, é golpe.
Doravante passemos a nos referir aos eventos daquele período como "o Golpe de 92".
Foi mal aê, Collor."


Ainda sobre o tema
O angustiado e enlouquecido senador Lindberg Farias, não acerta uma. Em aparte ao senador Ricardo Ferraço disse um monte de besteiras sobre empresas do PC Farias, envolvendo, levianamente , como é do seu feitio, o nome de Collor e seus familiares.

Com elegância, Ferraço sepultou as sandices de Lindberg, afirmando:

“Acho que V. Exas. deviam aproveitar que o ex-presidente Collor é hoje senador e pedir desculpas a ele, porque todos os fatos do período do Collor são, de fato, preliminares perto de tudo o que estamos assistindo na vida e na quadra brasileira”.

Destemperado Romário e a fracassada CPI do futebol
O senador Romário coleciona fracassos na inútil CPI do Futebol. Não ganha uma. Perde todas. Romário chega enlouquecido nas sessões da CPI. O ex-peixe é movido pelo sentimento de vingança e do ressentimento. Destemperado, faz o que manda o irresponsável que atende pela alcunha de Marcos Santi. Mesmo sem a presença mínima de senadores exigida pelo regimento, Romário e Santi convocam dirigentes esportivos e quebram sigilos bancários. Completo absurdo que o bom senso não tolera mais. Nessa linha, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do senado anulou execrável determinação de Romário convocando para depor Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero. A queixa foi do senador Ciro Nogueira, que protestou já que não havia o mínimo de senadores presentes para votar. Mais uma patética e melancólica derrota de Romário. Cada vez mais desmoralizado como político. Outra mania torpe de Romário é insultar dirigentes esportivos escondido atrás da impunidade parlamentar. Assim é fácil ser isento e valente.


Polo de Manaus no Paraguai
Nos dias 18 e 19 de abril, uma comitiva de empresários do Paraguai se reunirá na sede da SUFRAMA com representantes de indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) com o objetivo de discutir parcerias e potenciais oportunidades de negócios. A missão empresarial é liderada pela Zona Franca Global (ZFG), que tem um memorando de entendimento assinado com a Zona Franca de Manaus (ZFM). Um dos possíveis desdobramentos é a instalação de um centro de distribuição de produtos do PIM no Paraguai. Esta será a segunda missão técnica entre ZFM e ZFG. A primeira ocorreu em outubro do ano passado, em Ciudad del Este. Entre as metas das missões técnicas está a identificação de oportunidades de negócios e de investimentos bilaterais.


“Caro amigo, Empolga e emociona a forma como você fala sobre seus amigos e a amizade. Você, Limongi, leva a amizade a sério, pois não abandona seus amigos nos momentos difíceis, quando eles mais precisam de apoio e de um abraço amigo. Diz um provérbio que “Quem perde dinheiro, perde muito, mas, quem perde um amigo perde mais”. Você meu amigo leva a sério este pensamento, pois preza amizade como ninguém, e valoriza seus amigos e a família como todos deveriam fazer. Orgulha-me de ter um amigo como você. Parabéns. Abraço, Antony”


“Amigo Limongi, honra-me a ilustre lembrança, sobretudo porque conheço a sua lealdade e sinceridade! O combativo jornalista é um dos raros homens brasileiros, que cultua a lealdade, sobretudo a política, embora saiba-se que ela no País, não dura mais do que um minuto! Por isso, o amigo é um exemplar de homem para as novas gerações! João Pinho.”


Panacões babam na gravata
É cômico e patético se não fosse estúpido. De repente a política ficou repleta de paladinos de meia pataca. Botam uma máscara desgraçada de isentos. Falam dos adversários políticos como se fossem sábios que descobriram a vacina contra todos os males da humanidade. Só eles prestam. Não têm defeitos. É o caso marcante, por exemplo, do obscuro e ressentido deputado Roberto Freire(Painel - 11/4), citando com cinismo e torpe ironia, Paulo Maluf e Fernando Collor. Nem com o telescópio da Nasa consigo enxergar em que o pretensioso e arrogante presidente do PPS é melhor e mais digno do que Maluf e Collor.



12 de abril de 2016
Limongi é jornalista. Trabalhou no O Globo, Última Hora do DF e TV-Brasilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário