"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

CID GOMES PROTOCOLA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE TEMER

EX-GOVERNADOR DO CEARÁ ALEGA QUE O VICE É CITADO NA LAVA JATO

CID GOMES TAMBÉM SOLICITA NO DOCUMENTO QUE EDUARDO CUNHA NÃO ANALISE O PEDIDO DE IMPEDIMENTO (FOTO: ZECA RIBEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS)



O ex-governador do Ceará Cid Gomes protocolou nesta sexta-feira, 1º, na Câmara dos Deputados, pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer. No documento, Cid alegou que Temer e o PMDB são mencionados nas investigações da da Lava Jato.

Cid pede ainda que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não analise o pedido de afastamento do peemedebista, pois, como ressalta no documento, ele foi denunciado por fatos relacionados à Operação Lava Jato. Sendo assim, quem deveria decidir é o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PMDB-MA). No entanto, Maranhão também foi citado na Lava Jato, além de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) por outros crimes.

O ex-ministro da Educação também cita na peça uma mensagem de texto identificada no celular do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro no qual foi mencionado o pagamento de R$ 5 milhões a peemedebistas.

“Foi revelado, por força da Operação Catilinárias [uma das fases da Operação Lava Jato], o pagamento da quantia de R$ 5 milhões ao denunciado, valor cuja suspeita de origem ilícita é marcante, mormente pelas insuficientes explicações ofertadas pelo denunciado após a revelação de mensagens sobre o pagamento de tal quantia, por parte do senhor Léo Pinheiro, trocadas pelo denunciado e o presidente da Câmara dos Deputados, em cobrança por adiamento na quitação de compromissos com a ‘turma’”, diz trecho do pedido de impeachment protocolado contra o vice-presidente da República.

Cid Gomes traz como evidências do suposto envolvimento do vice-presidente no esquema de corrupção que atuava na Petrobras notícias de jornais e trechos de delações premiadas de investigados na Operação Lava Jato.

Embora não haja no pedido de impeachment citação a recebimento direto de propina por Temer, o ex-governador do Ceará diz que o vice-presidente da República deve ser responsabilizado pelas denúncias que envolvem o PMDB e seus integrantes, já que é presidente nacional do partido.

“Observam-se diversas menções acerca de ilicitudes envolvendo o PMDB, razão que enseja detida atenção quanto à responsabilidade do denunciado, uma vez que, desde 2011, exerce a presidência do referido partido”, diz o pedido de impeachment.



01 de abril de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário