"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de abril de 2016

A MORTADELA MURCHOU!

Ato pró-PT de ontem foi quase a metade do anterior

A narrativa estava pronta, mas a realidade dos fatos atropelou tudo. Vejamos: houve um ato pró-PT no dia 18/03, com um número de participantes acima do que os organizadores imaginavam. Daí, chegaram à brilhante conclusão: faremos outro, avisando com com mais antecedência e aumentando o número de cidades, e aí haverá bem mais pessoas.
Mas, claro, isso não aconteceu. Foi bem o contrário: mesmo com mais cidades, algumas com estrutura de mega-show, ainda assim o público foi bem menor, quase a metade da anterior. O levantamento foi realizado pelo Jornal da Globo, com base nas informações da PM e dos organizadores. Mesmo considerando as tradicionais INFLADAS nos números, ainda assim não deu para esconder o fracasso.
Há várias explicações para isso, como a explosão de mais e mais denúncias, bem como o loteamento do que restou do governo a partidos e políticos como PP, PR, Kassab, Jader Barbalho etc. A militância realmente de esquerda, com algum tipo de pendor legitimamente ideológico, por óbvio percebeu que sria o “corno” nessa história: vai pra rua de vermelho defender um governo que entrega cargo a essa turma.
E a mortadela, assim, murchou.
Isso jogou água no chope dos articuladores de Dilma Rousseff, pois o plano seria chegar hoje com as fotos e manchetes dizendo aos apoiadores mais hesitantes que boa parte do povo estaria ao lado deles, que não pegaria tão mal assim continuarem juntos etc. etc. etc.
Deu errado, e a tática falhou ainda mais miseravelmente quando se observa dois fatos também recentíssimos.
O primeiro, a pesquisa Ibope que mostra apenas 10% de aprovação, afugentando todo e qualquer político com alguma ambição eleitoral. O segundo, agora desta manhã, é a nova fase da Lava Jato, que junta três escândalos petistas numa única investigação: Petrolão, Mensalão e Celso Daniel.
Além de a “Mortadela Fest” ter flopado fragorosamente, tirando do governo um trunfo que ele esperaria usar já no dia de hoje, há mais essas duas bombas para dinamitar todo o plano tático precoce e equivocadamente traçado.
manifestação murchou
Resta, portanto, manter o varejão, oferecendo cargos a partidos nanicos e algumas figuras já conhecidas.

03 de abril de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário