"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 31 de março de 2016

DE 300 PREFEITOS, SÓ 8 APARECERAM NO PLANALTO


A presidente Dilma enfrenta dificuldade até para reunir representantes da parcela de 10% da população que, segundo o Ibope, ainda a apoia. Em mais um comício no Palácio do Planalto, ontem, a pretexto de lançar a terceira fase do “Minha Casa, Minha Vida”, apareceram apenas oito dos cerca de 300 prefeitos convidados, para espanto do cerimonial, que teve de se virar para juntar gente e fazer volume.

MAIORIA ERA DO PMDB
A maioria dos 300 prefeitos ausentes eram do PMDB. Neutralizaram a jogada malandra para atribuir a ruptura com Dilma à cúpula do partido.

CLAQUE ACIONADA
Para preencher as cadeiras vazias, no “comício” do Planalto, foram chamados às pressas sindicalistas da CUT e militantes do PT.

LOROTA EM CORO
De novo acionada para fazer número, a claque petista é que entoa em coro a lorota “não vai ter golpe”, já desmentida por ministros do STF.

REPULSA ACACHAPANTE
Pesquisa do Ibope/CNI, divulgada ontem, indicou que 82% da população reprovam a maneira de Dilma governar.

DILMA TENTA APOIO ATÉ DE POLÍTICO COM TORNOZELEIRA
Para oferecer ao ex-deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto (SP) a indicação do ministro de Minas e Energia, em nome do PR, do qual é controlador, Dilma foi obrigada a enviar emissários para uma conversa de pé-de-orelha. Ela não poderia convidá-lo a um cafezinho porque, usando tornozeleira eletrônica, ele não pode se afastar mais que 200m de onde mora e trabalha, em Brasília, em regime de prisão domiciliar.

CONCHAVO DE PRESIDENTES
Logo cedo, ontem, Valdemar Costa Neto recebeu a visita do presidente do PP, Ciro Nogueira. Eles negociaram uma aliança no impeachment.

PP E PR SE CACIFAM
Somadas, as bancadas do PR e PP somam 89 votos na Câmara, por isso o apoio do bloco será determinante, para Dilma ou Michel Temer.

UM PÉ EM CADA CANOA
No Congresso, políticos experientes acham que PP e PR vão apoiar Dilma, mas dirão a Michel Temer que isso é só por enquanto.

SEM INTERMEDIÁRIOS
Partidos aliados do governo queixam-se da falta de interlocução direta com o vice-presidente Michel Temer, sem intermediários. A dificuldade ajuda Dilma na tentativa de escapar do impeachment.

ATROPELADO PELOS FATOS
Na noite de terça (29), mal o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmava convicto que não aceitaria conversar sobre cargos com o governo, recebeu de Dilma a oferta de indicar o ministro da Saúde.

DIFÍCIL AVANÇAR
O senador Antonio Reguffe (DF), sem partido, apresentou proposta de emenda aplicando a projetos de lei de iniciativa popular o mesmo rito de tramitação de medidas provisórias. A proposta está parada na CCJ.

ARROGÂNCIA TUCANA
Há ainda quem duvide que o senador tucano Aloysio Nunes (SP) mande uma assessora ameaçar quem divulga notícia que a desagrade: “Você não vai ter onde trabalhar!”. E ainda nem chegaram ao poder...

MEDO DO FUTURO
Cientistas políticos às vezes temem o pós-Dilma. “A busca por um salvador da Pátria pode nos levar a Marina Silva. Quando penso na Marina, sinto saudade da Dilma”, ironiza o professor Paulo Kramer.

BOMBANDO
O filme “Olhar de Nise”, de Jorge Oliveira e Pedro Zoca, foi escolhido para festivais de cinema na Inglaterra, Portugal e Estados Unidos (Colorado). No final do ano passado, o documentário encerrou o festival Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles.

NÃO SABE O QUE DIZ
Roberto Requião atacou o petista Jorge Samek, presidente de Itaipu, pelo apoio ao evento “golpista” do ministro Gilmar Mendes. Na verdade, trata-se do IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito, mais uma vez promovido pelo IDP, prestigiada faculdade de Direito de Brasília.

PTB JÁ SE MOVIMENTA
O PTB deve se reunir assim que Jovair Arantes (GO) apresentar relatório na Comissão do Impeachment. O partido vai discutir se vale a pena continuar na base aliada. A tendência atual é pela ruptura.

PENSANDO BEM...
...deputados e senadores terão de optar entre o cheque à vista de Dilma, provavelmente sem fundos, e o pré-datado de Michel Temer.

31 de março de 2016
Claudio Humberto, in blog do beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário