"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ORDEM DO PLANALTO É EVITAR NOVOS ATRITOS COM O TCU



A nova palavra de ordem dentro do governo é não causar atritos. Além de evitar que deputados e senadores da base aliada critiquem Eduardo Cunha, a orientação vale também para o relacionamento com o Tribunal de Contas da União (TCU). Após desaprovação unânime das contas presidenciais e fiscalizações para analisar a responsabilidade de Dilma Rousseff em prejuízo de R$ 2,8 bilhões na Petrobras, o governo não quer travar mais uma queda de braço.
Para evitar acirramento de ânimos com o tribunal, a base aliada sinalizou bandeira branca na última quinta-feira, no Senado, ao rejeitar requerimento para a convocação do sobrinho de Augusto Nardes, ministro do TCU, para depoimento na CPI do Carf.
Entre seguidas negações, os senadores governistas acabaram rejeitando a convocação de Carlos Juliano Ribeiro Nardes, sobrinho de Nardes, que deu parecer pela reprovação das contas de 2014.
Carlos Juliano é proprietário da empresa Planalto Soluções e Negócios, investigada pela operação Zelotes. De acordo com as investigações, o sobrinho e o ministro Nardes, que já foi sócio da empresa, teriam recebido pagamentos da SGR Consultoria, acusada de corromper funcionários do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Durante a audiência da comissão, senadores da base do governo votaram unanimemente pela rejeição da convocação de Carlos Juliano.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A preocupação do Planalto em não criar problemas com o TCU tem motívo forte. O Tribunal vai iniciar o julgamento das autoridades responsáveis pelas pedaladas fiscais que maquiaram o desempenho do governo no importantíssimo ano eleitoral de 2014. O governo sonha que os ministros que se responsabilizaram (Guido Mantega e Nelson Barbosa) sejam inocentados. Então, fica combinado assim. (C.N.)

10 de novembro de 2015
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário