"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O GOVERNO DILMA SE PREPARA PARA ENTREGAR AO BRASIL A PIOR CRISE EM 114 ANOS


Com os parâmetros atuais, o IPEA acompanha o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro desde 1901. A se confirmar as previsões de recessão profunda também em 2016, a exemplo de 2015, o governo Dilma baterá os recordes conhecidos e entregará o pior resultado da série histórica.
Foto: Roberto Stuckert Filho
Dilma Rousseff | Foto: Roberto Stuckert Filho
Mas pode ser pior. A previsão ignora que o PIB de 2014 deve ser revisado em breve para baixo, fazendo com que 2016 não seja o segundo, mas o terceiro ano da atual recessão.
Também há de se levar em conta o otimismo mesmo das piores projeções. Há um ano, previa-se um crescimento baixo para 2015. Hoje, já há quem preveja um tombo de 3% no ano o que vem. Caso a mesma lógica permaneça o futuro pode guardar péssimas notícias aos brasileiros.

03 de novembro de 2015
Marlos Apyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário