"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Enquanto Lula renasce da lama, cresce o despertar da luta patriótica proposto pelo General Mourão



Ontem foi Dia dos Mortos. Propositalmente, em respeito aos antepassados com coragem e honra, não se escreveu aqui sobre Lula. Ainda mais porque $talinácio da Silva parece mais vivo que nunca. Lula não está morto - ao contrário do que desejam e pensam aqueles que mantêm uma relação emocional de ódio com ele. Racionalmente falando, Lula vem dando provas políticas, desde a semana passada, que anda tenso, e bebendo mais que o normal. Porém, retomou, explicitamente, as rédeas do poder paralelo presidencial. Tecnicamente, graças à fraqueza da insuportável, insustentável e incompetente Dilma Roussef, o chefão Lula é o Presidentro - mesmo que sob ameaça de queda muito feia, muito em breve...

O retorno (nem tão triunfal assim) do "Coma-andante $talinácio" merece reflexões profundas, no momento em que uma crise militar explícita ganha força, com as reações à exoneração do General de quatro estrelas e maçom Antônio Hamilton Martins Mourão do Comando Militar do Sul. O golpe de uma canetada, dada pelo Comandante do Exército, teve uma repercussão negativa nas redes sociais. Também gerou insatisfação entre os militares na ativa e na reserva. Forçou até o General-Comandante Eduardo Villas-Bôas a dar uma entrevista ao Estadão para garantir que "não haverá intervenção militar".

O General Villas-Bôas chamou para si a decisão de "punir" Mourão: "Trata-se de um oficial reconhecido na Força, que tem todo o respeito do comandante. Mas esta questão não pode ser abordada de maneira simplista. Em momento conturbado, não é desejável nada que produza instabilidade ou insegurança. A nossa preocupação é de cooperar para manutenção da estabilidade para que as instituições possam cumprir seus papéis e caminhar em direção à solução da crise em nome da sociedade. Foi isso que nos moveu, para que nenhum movimento venha gerar insegurança ou instabilidade. Essa movimentação (do general Mourão) teve o sentido de mostrar que toda e qualquer manifestação do Exército tem de ser institucional”.

Claramente, o General Villas-Bôas sinalizou que apenas ele deve falar pela Força Terrestre e descartou o risco de instabilidade: "O Exército nunca esteve tão disciplinado e tão coeso. Não há preocupação neste sentido. Todo e qualquer pronunciamento desta natureza, neste momento tem de ser institucional, por intermédio do seu comandante. Isso que aconteceu, se não se tomasse nenhuma providência, poderia ser um precedente e poderia voltar a acontecer, inclusive com manifestações em outro sentido. A intenção é essa. Fazer um sinal de que este procedimento não pode ser aceito".

O Comandante Villas-Bôas foi claro na sua tese que deve ter deixado feliz a Comandanta-em-chefa Dilma e os seguidores mais radicalóides dela: "Militar tem de falar, pode falar. É lógico que, cada um na sua esfera de atribuição e nas questões institucionais, quem se manifesta é o comandante. A sociedade brasileira se desacostumou a ouvir os militares e sempre que os militares se manifestam isso causa alguma reação, repercussão, e não deve ser assim. O segmento militar faz parte da sociedade e do Estado e tem um papel muito importante".

Villas-Bôas tentou até minimizar a importância da manifestação do ex-Comandante Militar do Sul: "Eu acho estranho que declarações do general Mourão estejam sendo interpretadas como tendência de atuação do Exército. Eu tenho sido bastante enfático, em várias ocasiões, dizendo que o papel do Exército é preservação, manutenção da estabilidade e toda e qualquer atuação do Exército será absolutamente institucional e constitucional. Não há nenhum risco de que o Exército venha atuar fora destes limites".

Explicitamente, Villas-Bôas descartou "qualquer aventura" por parte dos militares: "Não há chance disso. O Brasil é um país com instituições sólidas e amadurecidas, que estão cumprindo seus papéis. O Brasil é um país sofisticado, com sistema de pesos e contrapesos, ou seja, não há necessidade de a sociedade ser tutelada. Nosso papel é essencialmente institucional, legal e focado na manutenção da estabilidade para permitir que as instituições cumpram suas funções".

Na entrevista ao Estadão, Villas-Bôas teve de responder à advertência, feita por ele mesmo, em relação ao risco de crise social. O General aprofundou sua análise: "O Exército passou 14 meses como força de pacificação na Favela da Maré porque havia risco de crise social e o Exército foi chamado a intervir. Não há alarmismo nisso. É uma situação prevista na Constituição. Tanto é que fomos empregados, na Maré, no Alemão, em terra indígena em Mato Grosso".

O Comandante explicou por que a crise é motivo de preocupação do Exército: "Nos preocupa sim, porque se a crise econômica prossegue, o desemprego, a falta de perspectiva, é natural que isso acabe se transformando em um problema social. E problema social, se se agrava, se transforma em violência. E se se transforma em violência, passa a nos dizer respeito diretamente. Este é o papel constitucional do Exército e isso não manifesta nenhuma intenção de quebra de institucionalidade. Nosso papel é manter a estabilidade e nos preocupa qualquer coisa que venha eventualmente a quebrar esta estabilidade".

Toda a argumentação do General Villas-Bôas, descartando qualquer tipo de intervenção militar na política, enfrenta o problema da interpretação correta do que venha a ser "estabilidade institucional no Brasil". Será que a maioria dos integrantes das forças armadas, amadas ou não, na ativa ou na reserva, acreditam que o Brasil está vivendo uma "normalidade institucional"? Basta dar uma olhada nas redes sociais, onde militares aposentados se comportam como samurais, para enxergar que têm opinião contrária à proclamada pelo Comandante...

O Brasil Capimunista passa por uma gravíssima crise institucional, com a desmoralização funcional dos três poderes. A radicalização dos acontecimentos, sobretudo com o retorno triunfal do $talinácio, indica que caminhamos para um perigoso impasse que tem tudo para redundar em violência. O (des)Governo do Crime Organizado é um fator real de desestabilização do Brasil. Portanto, ele deve ser combatido por todos os brasileiros de bem, civis e militares.

O escritor e professor de filosofia Dênis Lerrer Rosenfield perguntou, no artigo "Fundo do Poço" (O Globo e Estadão, 2 nov 2015): "Será que há um limite para a deterioração econômica e política, a desagregação social e o enfraquecimento institucional (do Brasil)?

Se depender dos militares, há limite, sim! O General Mourão, mesmo desautorizado por seu superior hierárquico, conclamou os brasileiros para "o despertar de uma luta patriótica", principalmente para "descartar  a incompetência, a má gestão e a corrupção" (que vão muito além da Dilma que ele criticou, diretamente, na palestra reservada aos oficiais da reserva que vazou na mídia amestrada).

Mas se depender de Luiz Inácio Lula da Silva, o Marechal $talinácio, não existe limite. O impasse institucional, com certeza, vai acabar em ruptura. Quando isto ocorrer, na verdadeira "guerra do fim dos imundos", só a força patriótica vai garantir que a vitória seja dos brasileiros de bem e do bem - e não dos integrantes do crime organizado.

Já passamos do limite morto do poço sem fundo... Os ladrões continuam dando seus golpes de toda espécie. Cabe à sociedade brasileira dar o contra-golpe. Ou, então, se resignar e acostumar a viver no belo presídio capimunista a céu aberto chamado Bruzundanga...

Ainda bem que os brasileiros têm atitudes, como as do Moro e do Mourão, para seguir como exemplo na História da Revolução Brasileira em andamento - que fará Justiça aos ladrões e às gueixas...

Releia os artigos recentes: Hora de exterminar seu ZumbiQuem tem poder para acabar com Lula? e Capimunismo de Quadrilhas desintegrará o Brasil


Bombástico

O vídeo abaixo está sendo viralizado por Generais nas redes sociais.


Foi mais uma manifestação pública do General Mourão, simbolicamente exposta na internet, antes de ser exonerado e posto na geladeira da burocracia pelo Comandante do Exército de Caxias - para alegria da turma do "exército do Stédile".

Todos cantaram o hino militar "Dragões do Ar", durante o rancho:

Avante irmãos! Avante heróis! Em busca da vitória
Subindo aos céus, lançando-se no ar,
Honrando a nossa história
Mais fortes, mais rijos lutando
Soldados da velha Brigada
A hora na porta saltando
A luta prá nós não é nada

Brindamos à morte, ao perigo
Saudamos também o inimigo, lá, lá, lá, lá, lá!
E a velha Brigada se bate,
Se mostra mais forte na hora da dor

Avante irmãos! Avante heróis! Voltar não desejamos
Lutando sempre, fugindo nunca
Viver não imploramos
Unidos, coesos, marchando
Soldados da velha Brigada!
O gosto da morte lembrando
Aos novos que chegam do nada.

Brindamos à morte, ao perigo
Saudamos também o inimigo, lá, lá, lá, lá, lá!
E a velha Brigada se bate,
Se mostra mais forte na hora da dor

São Jorge do Bordel


Pressão da Patacada

Lula e José Dirceu negociaram uma propina de 50 milhões de euros para permitir a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom (PT), grana que teria sido depositada em Macau - ex-colônia portuguesa e uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, conhecida como "Capital Chinesa do Jogo" e cuja moeda local é a famosa "Pataca".

A denúncia está na reportagem de primeira página de ontem do principal jornal português, O Público.

Mesmo que não ganhe uma linha editorial na mídia amestrada do Brasil, o escândalo é alvo de investigação dos Ministérios Públicos daqui e da Terrinha...

Veja a matéria na fonte original: http://www.publico.pt/economia/noticia/x-1713019

Star Trek, retorno além dos 50 anos

A plataforma on demand norte-americana CBS All Access vai exibir, com exclusividade, a partir de janeiro de 2017, os episódios iniciais da nova versão da série "Jornada nas Estrelas".

"Star Trek" completa, ano que vem, 50 anos de produção da série inicial que imortalizou o Capitão Kirk e o racional vulcano Spock.

O produtor Alex Kurtzman procura roteiristas para a nova aventura que deverá render muitos milhões de dólares...

Paródia imortal

Para quem é muito jovem e não conheceu a série original, aí vai a paródia feita com a participação especial da Presidenta Dilma, que deve ser a chefe do Império Romulano ou Klingon...


Versão Star Wars

Os gaiatos da internet também fizeram uma versão da Dilma e o Vento baseada na outra série inesquecível da ficção científica, Star Wars...


Brinquedo, não


Gozação sem graça


Superando a meta




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

03 de novembro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário