"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de agosto de 2015

"ATACOU MINHA HONRA E A DE MINHA MÃE" - DIZ JANOT SOBRE COLLOR



Janot deu entrevista em Belo Horizonte neste sábado
Após ser ofendido pelo senador e ex-presidente Fenando Collor, investigado na operação Lava Jato, o procurador geral da República Rodrigo Janot  afirmou que não iria polemizar com um investigado. “Ele atacou contra a minha honra e da minha mãe”, limitou-se a dizer, ao ser questionado sobre o fato, reforçando que preferia “não polemizar”.
Em Belo Horizonte para uma palestra na Escola Superior Dom Hélder Câmara, Rodrigo Janot defendeu ainda a ferramenta da delação premiada dizendo que este é um instrumento republicano e que “não se trata de alcaguete nem X-9″.  As declarações foram feitas após aula magna para cerca de 400 alunos.
Ele disse que a delação tem sido muito falada, “mas pouco compreendida”. “Existe todo um imaginário em torno da colaboração premiada. O colaborador da Justiça, ele não é um acaguete, um X-9. Não e o cara que chega. Lá e fala eu vou falar daquele, daquele e daquele. Não. O sujeito reconhece a prática de crime ele não está apontando o dedo pra ninguém”.
COLABORAÇÃO PREMIADA
Janot reforçou que prefere o termo ‘colaboração premiada’. “O primeiro dedo que ele aponta é para ele mesmo. Aí ele diz das pessoas que junto com ele também cometam crime. Isso é suficiente para nada. A delação premiada não serve de prova, mas te dá todas as circunstâncias para chegar ao caminho da prova”, afirmou.
O procurador disse também que a Petrobras não cometeu nenhum crime e que a empresa é vítima. “Existe uma conversa estranha, muito esquisita de que a Petrobras ela é autora de crimes. A Petrobras é vítima dessas pessoas. Eu sei perfeitamente onde levará esse discurso de que a Petrobras ela é autora de crimes. E isso dá para vocês perceberem”, afirmou.

09 de agosto de 2015
Tâmara Teixeira
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário