"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de maio de 2015

O QUE MUJICA DISSE QUE NÃO DISSE SOBRE O MENSALÃO DO LULA



Acima, reprodução da notícia de hoje publicada no Jornal El País, o principal do Uruguai. Clique na imagem e clique aqui para ler a íntegra. Abaixo, a tradução do principal trecho, onde os autores confirmam a declaração e Mujica desmente. 

" Lula não é corrupto como se fosse Collor de Mello e outros presidentes brasileiros ", disse Mujica no livro de Tulbovitz e Dança. 

Ele contou, além disso,  que Lula viveu todo aquele episódio com alguma angústia e um pouco de culpa. 

"Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagem ", lhe disse Lula pesaroso para Mujica e para Danilo Astori , algumas semanas antes de assumirem o governo do Uruguai. "Essa é a única maneira de governar o Brasil " , justificou. 

Eles tinham ido visitá-lo em Brasília e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação. 

" O mensalão também é neste país, tudo é maior ", disse Lula , confirmam os autores . De qualquer maneira,  Mujica confessa sua admiração pelo presidente brasileiro , a quem considera um " cavalo bárbaro" .

Consultado por El Pais, Mujica disse ontem à noite :
" Eu nunca falei com um brasileiro do mensalão. O que se passa é que eu não escrevi o livro. "
Após a apresentação no IMM , Mujica continuou autografando o livro. 

Antes de negar que falou em mensalão com Lula, Mujica ainda elogiou José Dirceu, dizendo que ele não é um delinquente e que é um formidável lutador. 

09 de maio de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário