"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

PERFÍDIA TUCANA

O GOLPE DOS TUCANOS PAULISTAS CONTRA O MINEIRO AÉCIO NEVES

Determinou satisfação entre os tucanos paulistas, senão o engajamento, ao menos a simpatia do presidente do PSDB, Aécio Neves, pela tese do impeachment da presidente Dilma. Não porque Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros caciques endossem a proposta. Muito pelo contrário, são contra, como se tem manifestado. O que começam a festejar são as possíveis dificuldades do senador mineiro diante de uma aventura por enquanto inviável, capaz de desgastá-lo. No fundo estão o controle do partido e a sucessão presidencial de 2018. O PSDB de São Paulo engoliu a muito custo a candidatura de Aécio em 2014 e não pretende permitir que se repita, apesar de o candidato derrotado haver assumido a chefia da legenda e, por enquanto, aparecer como o chefe da oposição.

Aliás, os experientes e pérfidos tucanos paulistas já se preparam para difundir singular raciocínio que, a um só tempo, atingirá os adversários do PT e os companheiros da corrente mineira do próprio partido: “não foi Dilma que venceu as eleições do ano passado! Foi Aécio que perdeu!”

Maldade pura, mas explorada pelo fato de que o candidato perdeu em Minas, seu próprio estado. Caso tivesse trabalhado melhor seu pano de fundo, teria vendido, dada a diferença de votos com a vitoriosa.

Não é de graça que Fernando Henrique Cardoso aparece um dia sim e outro também, na mídia, negando a hipótese do impeachment da presidente. Mais do que defendê-la, pretende atingir o correligionário e trabalhar para uma reviravolta na tendência ainda hoje majoritária de que daqui a quatro anos o candidato deve ser Aécio. A mesma posição sustenta José Serra, nem se falando de Geraldo Alckmin, que por ser governador necessita de benesses de Brasília.

DINHEIRO DESNECESSÁRIO

Na hora em que se discute a proibição de doações empresariais nas campanhas eleitorais, ou seja,os partidos que busquem recursos junto a seus filiados de carteirinha, vem a presidente Dilma e triplica o fundo partidário, a partir de agora de 868 milhões para dividir entre todas as legendas. Claro que a maior parte destinada aos de maiores bancadas no Congresso. Cortes foram feitos no orçamento nos setores da educação, saúde e segurança, sem falar em outras necessidades prementes do país. Para os partidos políticos, no entanto, não faltarão milhões. Coisa que nem de longe afastará outras contribuições, as legais e as fajutas, pois até agora o Congresso não deu sinais de aprovar a proibição total das empresas escorregarem dinheiro nas campanhas e cobrarem depois,com juros, na elaboração das leis.



23 de abril de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário