"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de abril de 2015

BANDIDO TEM QUE FICAR PRESO, PARA DAR LIBERDADE À POPULAÇÃO




O Correio Braziliense divulga que a polícia de Brasília prendeu dois homens suspeitos de estuprar e matar uma jovem de 17 anos na Expansão do Setor O, em Ceilândia, em 10 de agosto. Trata-se de Sebastião Silva de Jesus, 25 anos, e Sérgio de Freitas, 30 anos, e são acusados de violentar e assassinar Leudiquele Santos da Conceição, de 17 anos, que se dirigia ao trabalho quando foi abordada.

A violência empregada no homicídio chamou a atenção dos policiais. A dupla teria usado um cordão para estrangular Leudiquele. Fizeram tanta pressão que causaram um traumatismo raquimedular, nome dado a lesões de qualquer causa externa na coluna vertebral, e quebraram a segunda cervical da adolescente, que morreu por asfixia.

Ambos são figuras conhecidas no pedaço e um acusa o outro de ser o responsável pelo bárbaro crime. O apelido de Sérgio é “Expansão”. Quando era menor, teve 19 passagens na Polícia por furto. Após atingir a maioridade, sofisticou os crimes: além de mais dois furtos, foi preso por tráfico de drogas e latrocínio. Mesmo assim, estava em liberdade condicional. Já Sebastião, o “Tiãozinho”, tem três furtos e um roubo na ficha. Após ficar um ano e quatro meses na cadeia, estava em prisão domiciliar desde janeiro.

RECUPERAÇÃO
Pode ser que alguém, depois de cometer um homicídio em um momento de ira, mude o comportamento e se arrependa. Mas não mudou porque aprendeu algo de bom ou de altruísta na cadeia. Mudou porque não era um bandido contumaz, mas apenas uma pessoa que incorreu em erro fortuito. Se tivesse sido preso em um mosteiro ou em um barracão nos fundos de casa, teria mudado da mesma forma. A pessoa se recuperou não porque esteve na cadeia, mas porque não era um bandido. Foi pego na chamada “rede de arrasto”.

Raciocine comigo e seja sincero: Se a pessoa se tornou um bandido, vivendo ao lado da mãe e ouvindo seus conselhos, tendo toda a liberdade de escolha do mundo e sendo possível, a seu desejo, viver e conviver com pessoas do bem, você acha que esse criminoso, convivendo na cadeia com o que tem de pior da espécie humana, tem possibilidade de se recuperar?

UMA VERGONHA
De resto, é preciso lembrar que nosso Poder Judiciário é vergonhoso! Se tivessem vergonha, todos os magistrados andariam de cabeça baixa, em função do conjunto da obra da classe jurídica. O próprio ministro da Justiça deveria ter vergonha de levantar o rosto em público, após ter dito que as nossas cadeias não masmorras e que preferia morrer a cumprir pena numa delas. O ministro não fez nada para mudar esta situação. Inferi-se com isso que é omisso, incompetente ou conivente com a situação.

Finalizando: Bandido tem que ficar preso, para dar liberdade à população. Nem por isso merece ser torturado e dormir em esgoto. Mas os políticos pilantras, enquanto procuram os torturados da época da ditadura, fecham os olhos aos milhões que continuam sendo torturados nas cadeias da nossa democracia.

07 de abril de 2015
Francisco Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário