"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

LULA E DILMA ESTÃO ROMPIDOS...

Marta Suplicy disse a verdade.   


Na posse, um abraço apenas protocolar e uma saída meteórica


Será que agora, depois da longa e explosiva entrevista da senadora Marta Suplicy, alguém ainda tem dúvida do rompimento entre Lula e Dilma Rousseff? O fato é que esse desentendimento vem de longe, desde que a criatura resolveu enfrentar o criador em busca da reeleição, conforme registramos seguidamente aqui na Tribuna da Internet.

Era óbvio que Lula só escolhera Dilma em 2010 para não fortalecer o surgimento de uma nova liderança que pudesse ameaçá-lo no PT. E o projeto era de que o governo dela funcionasse apenas como mandato-tampão, monitorado diretamente pelo próprio Lula, para que ele pudesse se candidatar em 2014 e voltar ao poder.

Bem, o plano até deu certo parcialmente, porque a manobra impediu que se fortalecesse uma nova liderança, o partido continua inteiramente sob controle de Lula, que o conduz sob mão de ferro. E mesmo exercendo a Presidência, Dilma jamais conseguiu ter o menor prestígio no PT, que engoliu a indicação dela em 2010, mas jamais a digeriu.
E até hoje Dilma somente é aturada porque dispõe da caneta e os companheiros precisam manter os empregos e os cartões corporativos.

MARTA DISSE A VERDADE

Não adianta que integrantes do governo Dilma Rousseff e da cúpula do PT argumentem que a Marta Suplicy, ao atacar o próprio partido e fazer críticas a correligionários, apenas busca criar um fato para tentar legitimar sua saída da sigla.

Na condição de fundadora do PT e de senadora em exercício, ela está apenas dizendo a verdade: o rompimento é definitivo, porque agora Lula simplesmente desistiu de Dilma Rousseff, não somente porque ela deixou de acatar suas orientações, mas por vários outros motivos, inclusive pessoais.

Quando a amiga do peito (digamos assim) Erenice Guerra foi ministra por indicação de Dilma e transformou a Casa Civil numa casa comercial para negócios da família, Lula era presidente e não fez a menor carga contra ela, que não sofreu qualquer punição e hoje comanda uma das mais prósperas consultorias de Brasília, onde faz tráfico de influência oficializado, digamos assim.

Mas quando Rosemary Noronha foi flagrada na Operação Porto Seguro, Dilma fez exatamente o contrário. Para desestabilizar o movimento “Volta, Lula”, que sempre existiu no PT, a presidente não somente colocou a Controladoria-Geral da União e a Comissão de Ética nos calcanhares de Rose, como também mandava “vazar” informações contra a primeira-companheira de Lula em O Globo e na Veja, através dos repórteres Vinicius Sassine e Robson Bonin, que davam sucessivos “furos” sobre o caso.
Dilma jogou sujo, ameaçou até divulgar os gastos de Rose no cartão corporativo, e Lula se viu obrigado a desistir da pré-candidatura.

LULA FEZ CORPO MOLE

Foi por isso que Lula fez corpo mole na campanha eleitoral de 2014, mas Dilma acabou se elegendo, sabe-se lá como. Na posse, Lula apareceu meteoricamente, deu um abraço protocolar em Dilma e sumiu do mapa.

Como revelou Marta Suplicy, agora terminou mesmo o governo híbrido Lula Rousseff. Estamos diante de uma nova administração, e ninguém sabe o que poderá acontecer. Como Deus é brasileiro e o país cresce à noite, quando os governantes estão dormindo e não conseguem atrapalhar, vamos manter o otimismo, que não tem a menor razão de ser, mas não nos resta alternativa.

Prepotente, irascível e arrogante, a suposta “Doutora” em Economia faz tudo errado. Agora, está combatendo o PMDB e perdendo cada vez mais apoio no Congresso. Vai se tornar uma espécie de Collor II, que não teve maturidade nem jogo de cintura para governar. Aliás, em matéria de jogo de cintura, Dilma mostra um perfil cada vez mais incapacitado para esse tipo de manobra.

14 de janeiro de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário