"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...

MISTÉRIO CRÔNICO DE UMA MORTE ANUNCIADA
 
Manchete na imprensa argentina que o governo Kirchner ainda não conseguiu calar: "Perícia não encontra vestígios de pólvora nas mãos do promotor Nisman". 
 
Agora sim, a coisa engrossou. O perito vai cometer suicídio a qualquer momento. 
 
Por via das dúvidas que ninguém tem por lá, assessores da presidente Cristina Kirchner já anunciam investigações mais minuciosas.
 
Como a perícia não achou pólvora nas mãos do morto, agora os investigadores vão procurar indícios nos pés do tresloucado promotor. 
 
Há quem garanta, dentre os defensores de uma investigação mais rigorosa, que Alberto Nisman vivia trocando os pés pelas mãos.
 
Nesse meio tempo, outra manchete de los hermanos: "Kirchner trata a morte do promotor como suicídio". Ah, então tá. Por aqui, no Brasil da Silva, Celso Daniel também se matou. Mas há controvérsias.
 
De outra parte, lá em Buenos Aires, a deputada oposicionista Patrícia Bullrich, afirma que o promotor Alberto Nisman sofria ameaças diárias. 
 
Mas ela já está sendo contestada pela tropa de choque que resguarda Cristina Kirchner. 

Os governistas levantam a hipótese de que o falecido tinha mesmo mania de suicídio e, sabe-se lá porque cargas d'água, ele não gostava de Cristina. 

Vinha há muito tempo planejando se matar, mas de uma forma que tudo tivesse a aparência de suicídio. Assim, La Kirchner seria fatalmente incriminada. 
 
Muito mais que uma reles teoria da conspiração, isso é um verdadeiro tango argentino.
 
RODAPÉ - Para que não paire qualquer sombra de dúvida sobre os sentimentos de Cristina Kirchner, e já que existe um certo envolvimento com  um velho ataque fundamentalista no meio disso tudo, a presidente liderou de imediato uma mobilização popular à moda "Je Suis" que Paris lançou outro dia com enorme sucesso. Em Buenos Aires o movimento é "Yo Soy Nisman". Lindo, né não?!? 
Quem quiser que acredite.
 
 
Sergio Gabrielli foi presidentão da Petrobras, até que Dilma Vana o trocou por Graça Poster.
 
A Operação lava Jato bloqueou seus bens porque ele é um dos citados pelo delator premiado, Paulo Roberto Costa.
 
Agora, Gabrielli entrou na Justiça pedindo o desbloqueio e que retirem seu nome do livro de ouro do maior bunga-bunga com a coisa pública já descoberto nesse país.
 
Se não levar o que pediu, Gabrielli vai querer que a Justiça responsabilize o Conselho de Administração inteirinho que aprovou a negociata da refinaria de Pasadena.
 
Isso quer dizer pouca coisa: Dilma Vana era a presidente@ do Conselhão naqueles anos dourados; e Lula, então presidento do Brasil, era o maior responsável então por esse patrimônio nacional, hoje dilapidado e combalido, à beira da desmoralização.
 
Gabrielli não é o que o governo do PT poderia chamar de dedo-duro; ele apenas está pondo em prática o que aprendeu com o presidente de honra do partido que, toda vez que se aperta, diz que não foi ele e mete o companheiro mais próximo em cumbuca.

Não, Sergio Gabrielli, não é dedo duro; é só mais um companheiro bom e batuta. E, por favor, não fiquem procurando rima fajuta.
 
SAÚDE PÚBLICA
Eu hoje acordei invocado com a saúde que até hoje para esse governo “está à beira da perfeição”. E melhor ainda está aqui em Brasília, com greve de médicos e tudo mais. Para não ter um ataque de nervos, vou relaxar e gozar. Peguem essas duas curtinhas. A primeira é de minha autoria, a segunda é do tempo em que Chico Anísio ainda falava...
 
O TOQUE
- Você foi ao médico?
- Fui ao furologista.
- Furologista?...
- E, ele me examinou a próstata.
 
OLHAR PROFUNDO
- Você foi ao médico?
- Fui ao oculista.
- Ah, pensei que você tinha ido examinar os olhos.
 
SUICIDAS
 
Manifestação na Chechênia reuniu ontem mais de 800 mil pessoas de confissão muçulmana para protestar contra “Charlie Hebdo”.
 
Tá, o mundo aos poucos já está se convencendo de que os dez cartunistas e aqueles dois policiais mortos em Paris cometeram suicídio.
Bem do jeitinho que fizeram o Celso Daniel que se atravessou com o PT e o procurador argentino Alberto Nisman que se invocou com a Cristina Kirchner.
 
20 de janeiro de 2015
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário