"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

APÓS 529 MIL ALUNOS ZERAREM O ENEM, PÁGINA DE DILMA FAZ PIADA

       
 

Dilma Rousseff é, sem dúvida, uma presidente conectada. Fora seus afazeres que condizem com seu cargo, a petista é bem conhecida por sua atuação em redes sociais — por mais que por trás de suas páginas no Facebook, Instagram ou Twitter esteja uma equipe. Na última terça-feira (13), porém, uma postagem causou polêmica nas redes.

Logo após o anúncio de que as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terem sido colocadas no ar, a página oficial da presidente utilizou um meme com o apresentador Jimmy Fallon para brincar com o sentimento de apreensão dos candidatos. Com os dizeres “Aquele momento em que você vê sua nota boa no Enem”, o vídeo trazia o momento em Nicole Kidman fala ao apresentador que ficaria com ele.

As reações à postagem foram as mais diversas, mas o timing realmente não foi dos melhores. O site no qual era possível ver as notas estava instável e ficou algumas horas fora do ar, voltando a normalizar de noite. Nos comentários, muitas críticas ao meme utilizado. “Aquele momento em que eu tento entrar no site e não dá #fail”, comentou uma usuária.

Além do erro de tempo, usuários reclamaram bastante da postura “brincalhona” adotada pela página enquanto o Enem vem sendo alvos de muitas críticas. Em entrevista ao comentar o exame, Cid Gomes, ministro da Educação, salientou os 529 mil alunos que zeraram a redação e afirmou que “no Brasil se lê muito pouco”. Para alguns, a página errou ao fazer piada com o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário