"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PESQUISA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DIZ QUE MARINA E DILMA ESTÃO EMPATADAS NO SEGUNDO TURNO

       
Pesquisa de intenção de votos da CNT/MDA, rodada 121, divulgada nesta manhã (9/9), mostra um avanço da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff. Comparada à pesquisa anterior, divulgada há duas semanas, a presidente subiu 3,9 pontos percentuais e lidera a pesquisa com 38,1% das intenções de voto.

A candidata do PSB, Marina Silva, também continuou a tendência de crescimento, ficou com 33,5% das intenções de voto, diante 28,2% que ela tinha na pesquisa anterior.
No segundo turno, as duas aparecem empatadas tecnicamente. O resultado difere da pesquisa anterior, em que a ex-senadora aparecia como vencedora.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, que era o preferido de 16% dos entrevistados caiu 1,3 ponto percentual e ficou com 14,7% das intenções de voto. O Pastor Everaldo, do PSC, aparece em quarto lugar, com 1% e os demais candidatos somam 1.3% das intenções de voto.
 
Para o segundo turno, Marina e Dilma empatam tecnicamente. A candidata socialista tem 45,5% diante 42,7% da petista. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, Marina Silva vencia a petista com aval de 43,7% dos eleitores diante 37,8% dos votos de Dilma.
Em um cenário estimulado entre Dilma e Aécio, a petista vence com 47,5% e o tucano fica com 33,7%. O indicador é próximo do registrado no levantamento anterior da CNT, quando Dilma tinha 43% e Aécio, 33,3%.
Já entre Aécio e Marina, a socialista vence com 52,2% e o senador fica com 26,7%. Na pesquisa anterior, Marina atingia a marca de 48,9% enquanto o tucano ficava com 25,2% das intenções de votos. A pesquisa foi feita com 2.002 entrevistas, entre 5 e 7 de setembro.
ANTES DO ESCÂNDALO PETROBRAS

Na avaliação do diretor executivo da CNT, Bruno Batista, o principal destaque da pesquisa foi a retomada do crescimento de Dilma. Ele, entretanto, ressalta que os números ainda não mensuram o possível impacto das denúncias envolvendo a Petrobras. “O cenário ainda é imprevisível. Dilma teve desde a semana passada uma melhora na avaliação de seu governo”, argumenta.

Segundo ele, o melhor desempenho do governo pode ter sido influenciado pelo horário eleitoral, em que a presidente tem muito tempo para defender a sua gestão. Ainda segundo Batista, o duplo ataque que Marina tem sofrido dos adversários gerou influência na desaceleração dos números dela.

11 de setembro de 2014
Grasielle Castro
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário