"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

MARINA E O PENSAMENTO ESQUERDISTA



“Esquerdistas! Cuidado, que a polícia está chegando.” (Fernando Gabeira)
 
O Brasil de hoje vive à mercê de Mandrakes. Cada um tentando uma mágica ou feitiçaria. A esquerda só consegue pensar por dicotomia, ou seja, tem que ter um adversário evidente, contra o qual deve lutar, geralmente fraco e destinado a perder.
Quando surge uma alternativa, uma terceira via, a esquerda enlouquece: “o que será de nós?” – exprime, inquieta, nos bastidores. Afinal, aquela oposição que desejava enfrentar era radical, antidemocrática, elitista, racista e homofóbica, enfim, fácil de ganhar, no domínio das contradições.
Avançando com Dilma, o PT queria implantar o programa do Foro de São Paulo, com controle dos canais de comunicação, com a denúncia ferrenha da corrupção do PSDB (16 casos), evidência de que o governo reeleito representa o trabalho e não o capital, que a privatização dos tempos de FHC significava venda dos ativos nacionais e a privatização do PT é apenas aluguel, etc. E mais uma centena de sovietes e conselhos populares. De preferência acabar com as Forças Armadas e o patriotismo que ainda elas representam...
Logo surge Marina Silva, produzida por um desastre nebuloso, que ceifou a vida de Eduardo Campos, político jovem e promissor que vinha com o desejo de terceira via. Tirando a perspectiva mórbida de sabotagem e de quem era o avião, o que jamais será esclarecido, Marina foi guindada pelo destino à candidatura a presidência, empolgando os brasileiros, cansados e fartos da corrupção sistêmica do PT e de tudo de ruim que vem acontecendo ao país.
Não há um dia em que não se leia sobre corrupção, risco de delação premiada, empreiteiras enriquecendo candidatos e outros pecados mais. Por baixo, os brasileiros mexem com traficantes, agiotas e milicianos, o que dá na mesma coisa. O Brasil é mesmo um reino de corrupção, onde temos médicos cubanos atenciosos e se detesta a classe média...
Marina Silva enlouquece a esquerda porque traz uma novidade: o comunismo evangélico. Essa nova ideologia, recheada de sustentabilidade, é um golpe poderoso na velha e desgastada esquerda petista.
O comunismo evangélico serve pra tudo e não pode ser contestado. Que coisa! E aí Lula, e aí, Dilma? Ela saiu do ninho de vocês, conhece os seus defeitos. Saberá muito bem destruir suas empolgantes prestidigitações: aquela estória de que vocês não sabem do que somos capazes...
Infelizmente, Marina está viva e vivo está o seu comunismo evangélico. Sei lá o que é isso, mas no jogo de xadrez da sucessão é o que se mostra novidade. E o brasileiro gosta de chorar e de novidade.
O comunismo evangélico, recheado de ecologia é a novidade brasileira para o século XXI. Por essa a esquerda e o PT não esperavam...
02 de setembro de 2014
Waldo Luís Viana é escritor, economista e poeta e varre o seu jardim todo dia... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário