"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de junho de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

 
 

Os supostos candidatos de “oposição” Aécio Neves e Eduardo Campos, junto com políticos, juristas e militares ainda não corrompidos, estão devendo uma reação enérgica ao teor e intenções totalitárias do Decreto 8.243, baixado pela Presidenta Dilma Rousseff, em 23 de maio de 2014 e publicado no Diário Oficial da União do dia 26. A canetada institui a “Política Nacional de Participação Social” e o “Sistema Nacional de Participação Social”. Tudo baixado na véspera da “Copa do Jegue”, para diluir críticas em tempos de ufanismo futebolístico.

Na grande mídia amestrada apenas o Estadão, em editorial no dia 29 de maio, criticou a aberração jurídica de Dilma – que resolveu modificar, na marra, o sistema brasileiro de governo, emprestando-lhe características originais dos modelos comunista (soviético e cubano), nazista (alemão) e fascista (italiano). O Decretão da Dilma, já em vigor, é essencialmente inconstitucional. Quem vai dirigir o novo sistema de governança é a Secretaria Geral da Presidência da República.

A PNPS e o SNPS – os velhos stalinistas adoram siglas – instauram mecanismos da chamada “democracia direta” no Brasil. Trata-se da consagração da República Sindicalista do Brazil. O modelo pseudodemocrático consiste na legitimação do aparelhamento da máquina estatal pela chamada “sociedade civil organizada”. Os indicados (eleitos) pelos “movimentos sociais” terão assento e poder direto de gestão em "todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta", e também nas agências reguladoras, através de conselhos, comissões, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, etc.

O esquema obedece ao velho projeto das esquerdas para a América Latina. Tal plano andava meio atrasado no Brasil da esculhambação improvisadora e do descompromisso com prazos. Em quase 12 anos de poder federal, os petistas só haviam avançado no aparelhamento parcial da máquina pública federal. Tal ocupação se deu de três formas – todas bastante lucrativas.

A primeira pelas nomeações temporárias para funções públicas (cargos em comissão bem remunerados que, além de poder direto, geram um alto salário mensal que reverte um “dízimo” para o aparelho partidário petista). A segunda pela facilitação ao ingresso dos petistas na máquina dos três poderes (principalmente no Ministério Público e no Judiciário) através de concursos públicos (em tese, acima de qualquer suspeita).

A terceira (sem trocadilho) pela terceirização de mão-de-obra na administração direta ou nas estatais de economia mista – que se transformou na maior fonte de pagamento do chamado “mensalão”. As empresas ou associações terceirizadas repassam, periodicamente, a um grupo ou partido, um percentual do valor pago pelo poder público.
 
O dinheiro faturado nessa terceira modalidade de aparelhamento estatal tem vários destinos. Acaba esquentado em doações de campanha. Também é lavado quando é ilegalmente enviado ao exterior e retorna ao Brasil como suposto “investimento estrangeiro direto” na aquisição de grandes ou lucrativas empresas. Tais operações bilionárias são investigadas pela Operação Lava Jato.

Já com os cofres lotados de dinheiro, o que colabora para a conquista da “hegemonia econômica”, agora o projeto petista de poder foca na tentativa de garantir a “hegemonia política”. Para isso, servirão a PNPS e o SNPS. A consolidação da “participação social direta como instrumento de exercício de governo” é o instrumento que faltava aos petistas para dominar a máquina estatal – estando ou não na Presidência da República ou no comando das duas casas do Congresso Nacional.

O Decreto 8.243 é um golpe branco no questionável sistema representativo brasileiro instituído pela Constituição de 1988 – há muito tempo em frangalhos. A criação dos canais paralelos de poder consolida o velho sonho petista de domínio do Estado. Como o PT manipula, controla e subvenciona (com dinheiro público) os tais “movimentos sociais”, fica fácil perceber quem vai dar as cartas no “Estado Novo Petralha”.

O monstrengo institucional, Decreto 8243, não pode ser imposto, goela abaixo, sem uma reação dos segmentos esclarecidos da sociedade brasileira. Quem não reagir a este estelionato institucional vai rastejar. O golpe já foi dado, antes da quase certa derrota eleitoral em outubro ou novembro. Aliás, com esta armação, nem precisa de eleição. O PT consolida seu poder antecipadamente, perdendo ou ganhando.

Pequena reação

O Estadão, em editorial em 29 de maio, “Mudança de Regime por Decreto”, detonou o caso, que agora precisa ser respondido pela “oposição”, pois a maioria esclarecida na internet não aprovou a recente safadeza dos petralhas de espírito totalitário.

Será que o jornalismo de entretenimento da Rede Globo teria coragem de criticar tal Decreto 8243 no Jornal Nacional – ou isto seria pedir demais?

Julgamento secreto

Muitos babaquinhas de esquerda têm a ousadia idiota de comemorar a retrógrada decisão do Supremo Tribunal Federal de não mais transmitir julgamentos de “natureza política”.

Não será isso que vai acabar com a tendência espetaculosa de alguns ministros que vestem a toga da vaidade suprema para trabalhar.

Mas o segredinho contribuirá para a ausência de transparência que pode permitir que a Corte, em algum momento infeliz, tome decisões contrárias ao interesse do cidadão e da sociedade, sem que ninguém tome conhecimento.

Mora bem, o Chico...
 

Foto de onde fica o apartamento do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, na Ile Saint Louis em Paris, com vista de frente para o Rio Sena.

Os gaiatos da internet estão implicando com o esquerdista Chico, gozando que seu guru Karl Marx adoraria expropriar aquela propriedade privada avaliada em R$18.500.000,00 ou RS$61.000,00 por metro quadrado. 

No seio da petralhada, deve ter muitos querendo curtir a vida do mesmo modo que o socialista mais charmoso do Brasil...

Princípios de quê?
 

O chapolin Colorado Rui Falcão, que preside o PT, é forte concorrente ao prêmio de humorista do ano.

É dose para mamute alegar que o acordo político fechado pelos petistas com o velho inimigo Paulo Maluf é “uma aliança com princípíos”.

Só resta indagar aos petistas se os tais princípios têm mais a ver ou não com os meios ou com os fins...

Pecado Censurado

A moralista Motion Picture Association of America censurou um ousado cartaz de divulgação do filme “Sin City – A Dame to Kill for” (Cidade do Pecado – Uma dama para ser morta, que por aqui será traduzido, oficialmente, como Sin City: A Dama Fatal).

O veto não foi causado pelo fato de a bela atriz Eva Green posar com um revólver calibre 38.

Mas sim por que Eva aparece de blusão branco quase transparente, sem sutiã, segundo os censores da MPAA, exibindo a “curva de nudez sob o seio e circulo do mamilo/auréola visível através do vestido”.

Jeguices
 

Legado da Copa do Jegue


Torcer ou compactuar?
 
 

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
03 de junho de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário