"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de maio de 2014

AÉCIO É O CANDIDATO DO AGRO BRASILEIRO

 
Os pecuaristas já escolheram seu candidato a Presidente da República este ano e para quem vão abrir suas carteiras para ajudar no financiamento da campanha. O senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato do PSDB, terá apoio maciço do setor a julgar pelas reações de alguns desses empresários do campo que participaram no fim de semana da abertura de uma das principais feiras de gado do país.
 
Aécio foi a Uberaba na sexta-feira e se reuniu com pecuaristas de diversos Estados. No encontro havia mais de 100 pessoas. A cidade sedia a Expozebu, tradicional exposição de bovinos da subespécie Zebu, aberta oficialmente no sábado pela presidente e pré-candidata à reeleição pelo PT Dilma Rousseff. Numa cena significativa, pecuaristas vaiaram por três vezes a presidente durante a cerimônia.

"O setor é contra o PT", resumiu Rubens Catenacci, veterano produtor do Mato Grosso do Sul. "A política deles não é a favor do agricultor e do pecuarista. Aécio é mais favorável. Eduardo Campos até poderia ser uma opção, mas com a Marina, nem pensar", avalia. Marina Silva, que será vice na chapa do ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), é vista pelo agronegócio com muita resistência. Campos é esperado na Expozebu na quinta-feira.
 
"Nossa visão é de necessidade de mudança", disse Pedro Gustavo Novis, pecuarista de São Paulo. " Os caminhos apontados por Aécio são completamente diferentes do traçado pelo PT nos últimos 12 anos", afirma. Antônio Pitangui de Salvo, pecuarista de Minas, admite que na gestão petista, "tivemos plano de safra como nunca se teve". Mas emenda a crítica: "Todo o governo do PT foi de insegurança para nós", lamenta. Para ele, Aécio "certamente será um grande presidente e a tendência do setor é apoiá-lo", acredita.

Queixa recorrente entre grandes empresários do campo é o clima de disputa constante de terras com índios, quilombolas e sem-terra. Ao Valor Aécio disse: "A omissão do governo federal e o aparelhamento de instituições acabam estimulando essa insegurança". E acrescentou: "Eu sou o homem do diálogo, acredito que você dialogando e tendo como base os instrumentos legais, seja a constituição seja o próximo código florestal para determinados conflitos, você encontra um caminho", disse.

Para o deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) não há dúvida de que o setor ajudará com gastos da campanha tucana. E previu ainda que "todo produtor rural vai assumir a campanha dele em cada lugar do Brasil." "Isso é uma coisa natural", disse o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR). "Faremos o possível pela campanha", afirmou.

(Valor Econômico)

05 de maio de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário