"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AS SANDÁLIAS DA "HUMILDADE" DE MUJICA E O CULTO DO POBRISMO


Fonte: G1

O presidente do Uruguai, Mujica, destoava dos pares na cerimônia de posse do ministro das Finanças, calçando sandálias e deixando unhas estilo Zé do Caixão à mostra.
 
Nos comentários, há muitos elogiando a postura “humilde” do excêntrico presidente, que anda de Fusca e mora na velha casa. Ridículo.
 
Isso não passa do culto do pobrismo, típico das esquerdas latino-americanas. Uma coisa é humildade legítima, oposta a soberba; outra, bem diferente, é ser desleixado e “mulambo”, ignorando a liturgia do cargo e os protocolos.
 
Alguém acharia legal um visitante chegar de bermudão e chinelo para ser recebido pela rainha da Inglaterra? Ou, quem sabe, visitar o papa direto da praia, de sunga? Isso não seria sinal de descolamento ou humildade, mas de falta de educação e respeito. Simples assim.
 
Talvez a postura de Mujica já seja efeito da estatização da maconha em seu país. Não saberia dizer. Só sei que elogiar esse desleixo como se fosse o máximo, por supostamente demonstrar alguma humildade, é coisa de quem cultua o pobrismo.
Não precisa comprar ternos Armani, como fazia o ex-presidente Lula, homem do “povo”. Mas retire as sandálias da “humildade” e coloque os sapatos do bom senso, Mujica!

27 de dezembro de 2013
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário