"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de outubro de 2013

ENERGÚMENOS GLOBAIS

 
Bom, dessa vez vou “copiar” mesmo o Rodrigo Constantino. Não exatamente ele, mas um vídeo que ele postou no blog sobre um tal de “Grito de Liberdade 31/10”, um “evento” obaoba da galera global, gentinha que tem merda na cabeça, que quer reunir todos os coprocéfalos em uma manifestação que nenhum deles sabe para que vai servir a não ser para azucrinar o carioca que tem que viver não só para o trabalho: acima de tudo ele tem que ter seu direito de ir e vir respeitado, o que, certamente não vai ocorrer, principalmente em função da afirmação da Mariana Ximenes sobre o acontecimento de “intervenções artísticas e lúdicas”, atraindo milhares de macacos de auditório e fã-clubes ávidos por ver seus ídolos, o que vai, obviamente, inviabilizar o trânsito.

O vídeo é uma tragédia. Aliás, o vídeo não: seus atores. Marcos Palmeira classifica vândalos presos por depredarem tudo que vêm pela frente como “presos políticos”; Camila Pitanga, garota-propaganda do governo petralha, pergunta a nós - já que esse vídeo é endereçado a todos - onde vai parar a violência, quando a pergunta deveria ser dirigida aos seus amiguinhos black blocs; Álamo Facó diz que essa gente que destrói o patrimônio público e privado, sem distinção, está sendo presa sem provas, apesar dos milhões de vídeos e imagens que dizem o contrário; Georgiana Góes acha que a “mídia está manipulando” sei lá o que, quando as imagens são tão claras; Bianca Comparato acha que a imprensa só mostra o que foi destruído, mas o que mostrar quando não há nada que tenha sido construído por essa baderna?, e mais, diz ainda que o que está sendo destruído são “lugares simbólicos”, quem sabe como uma loja de roupas masculinas ou uma que vende sandálias havaianas; Wagner Moura, o queridinho do PSOL, patrocinador assíduo de badernas, acha que “o efeito psicológico das manifestações foram muito maiores que qualquer pragmatismo”, uma rematada imbecilidade, já que se há “efeitos psicológicos” conseguidos, eles são, obviamente, resultados práticos das manifestações. O menino vermelhinho confundiu psicologia com ideologia...
 
Enfim, com todo respeito que eles me merecem, é esse bando de energúmenos que tem a pretensão de fazer alguma coisa pelo país. Vão sim, se forem ouvidos, fazer muito pela instauração do caos definitivo, já bem próximo.
Tenham o desprazer de assistir o vídeo.
26 de outubro de 2013
Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário