"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de outubro de 2013

AS PESQUISAS DE POPULARIDADE


 
Ontem, na caverna, tivemos uma pequena divergência de opinião entre os raros primatas sobreviventes da dominação do comuno - socialismo que inunda a Nação. Como sempre, as nossas divagações verbais noturnas seguiram como o curso de um rio.
Alguém diz alguma coisa, outro acrescenta algo, e, assim, a tchurma segue o papo sem rumos preestabelecidos, e de uma maneira geral todos captamos coisas boas, decorrentes da variedade de opiniões e dos novos conhecimentos adquiridos.
Muito interessante esta forma de desenvolver algum tema ou questão.
No dia seguinte, podemos abordar o mesmo tema, que, certamente, liberando a palavra para cada participante, a conversa segue, como destacamos, como se fosse o curso de um rio, mas sobre um novo leito.
Ontem, o assunto foi sobre as “pesquisas de popularidade”.
Naturalmente, surgiu a questão da população nativa, havendo entre os habitantes da caverna duas vertentes, a que a julga como “totalmente idiotizada”, e a outra que julga que ela é “quase totalmente idiotizada”.
Durante a conversa, cada lado apresentou as suas razões.
Antecipando para os leitores o resultado do “debate”, podemos confessar que chegamos a um difícil impasse.
Para não entediá–los, vamos resumir os principais argumentos dos dois grupos.
“Meus amigos”, asseverou o mais otimista sobre a raça brasileira, “o fato difundido pela mídia de que a dama sem neurônio subiu nas pesquisas, depois do estupendo negócio governamental em relação à licitação do Campo de Libra, mostra que aquela desprestigiada massa está atenta e satisfeita com a maravilhosa maracutaia”.
Esta breve conclusão foi complementada por outras, como o cancelamento da viagem para os EUA em represália à invasão da inteligência do Obama, seja nos negócios nacionais, e, o pior, seja na intimidade da dama, aumentaram o antiamericanismo nativo e catapultaram a popularidade da governanta para a estratosfera.
Diante da tremenda subida do claudicante neurônio nas últimas pesquisas do IBOPE, os que julgam a população “totalmente idiotizada” foram obrigados a admitir que os que julgam a população “quase totalmente idiotizada” têm alguma razão, pois se fosse diferente, como ELA subiria nas pesquisas?
Contudo, antes do encerramento do bate - papo, o argumento imbatível dos que alegam que a “população é totalmente idiotizada”, é que “as pesquisas são fajutas ou manipuladas”, ecoou fundo na escura caverna.
Após um mortal silêncio, uma voz se pronunciou, timidamente, “mas será que algumas pesquisadoras como o IBOPE também estão mancomunadas com os patifes?”
Diante das enormes e irrespondíveis dúvidas, convictos de que o “debate” foi jogar conversa fora, cada um foi roncar no seu canto.
Em suma, idiotizada total ou parcialmente, infelizmente, há mais de vinte anos os nativos escolhem o seu, o nosso rebotalho que irá se locupletar no nosso torrão natal e da sua jeitosa sociedade.
Assim sendo, concluímos que é besteira desperdiçar tempo em divagações sobre este indecifrável assunto.
 
26 de outubro de 2013
Valmir Fonseca Azevedo Pereira, Presidente do Ternuma, é General de Brigada Reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário