"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

GALÁXIA MESSIER 88, NA CONSTELAÇÃO CABELEIRA DE BERENICE

 

Galáxia Messier 88 na constelação Cabeleira de Berenice

Galáxia Messier 88 na constelação Cabeleira de Berenice


Em sua busca aos cometas, o astrônomo francês do século 18 Charles Messier costumava encontrar outros corpos celestes em suas lentes de telescópio. Ele precisava de uma maneira de catalogar esses objetos para que não fossem confundidos com os cometas que estava procurando. O resumo resultante logo se tornou um recurso inestimável para astrônomos profissionais e amadores. 
A espetacular galáxia na imagem é um dos mais de 100 objetos no catálogo.

Messier 88 foi descoberta pela primeira vez em 1781 e, eventualmente, foi um dos primeiros objetos reconhecidos como uma galáxia espiral. Embora não seja um dos cometas que Charles Messier estava procurando, ainda é bastante impressionante: dizem que a galáxia contém cerca de 400 bilhões de estrelas e um buraco negro imenso no centro que seria de 80 a 100 milhões de vezes a massa do nosso sol.
12 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário