"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

PIÑERA QUER EXÉRCITO NAS RUAS PARA PROTEGER A INFRAESTRUTURA DO CHILE


Em meados de outubro, o Exército chileno foi às ruas pela primeira vez desde o fim do regime militar de Augusto Pinochet, em 1990.

Sebastián Piñera, presidente do Chile, pediu, nesta terça-feira (26), aos parlamentares para permitirem que o Exército volte às ruas para defender a infraestrutura do país.

Piñera enviou um projeto de lei ao Congresso em busca de permissão para que os militares protejam linhas de transmissão de energia, usinas elétricas, aeroportos, hospitais e outros elementos da infraestrutura para poder garantir serviços básicos.

O mandatário chileno disse ainda que a medida “liberará a força policial para proteger a segurança de nossos cidadãos”, informa o jornal Folha de S.Paulo.

A decisão de Piñera acontece apesar de grupos de direitos humanos terem relatado abusos graves do Exército ao longo de cinco semanas de protestos muitas vezes violentos.

As manifestações contínuas no país já deixaram ao menos 26 mortos e milhares de feridos em várias cidades chilenas.


27 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário