"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

FUGA DE DÓLARES

O mercado financeiro, com a eleição de Bolsonaro, aparentava que seus principais ativos já estavam predestinados. Imaginava-se naquela época uma enxurrada de dólares entrando no País associados às reformas fiscais, influenciando significativamente a valorização das ações, os cortes na Selic (taxa básica de juros) e um câmbio valorizado. 

Isso tudo em função da política liberal a ser adotado pelo seu ministro da Economia, o que tornaria o Brasil um porto seguro para o capital estrangeiro ancorar. 

Decorrido quase um ano, quem acreditou na alta da Bolsa e na queda dos juros se deu bem. Para quem se posicionou vendendo a moeda americana ocorreu justamente o contrário, já que o dólar nesses últimos doze meses acumula um ganho em torno de 12% contra o real. Durante este período, considerando-se as contas comercial e financeira, a saída de recursos superou com desenvoltura a sua entrada. 
A grande verdade é que tomamos uma incrível goleada nesse período: a saída de recursos foi a maior desde que abandonamos o regime de bandas cambiais em 1999 e passamos a adotar o regime de câmbio flutuante, chegando a atingir US$ 40 bilhões, o equivalente a 10,7% das nossas reservas internacionais. 

Aquela expectativa traçada no início do ano com o ingresso considerável de recursos do investidor internacional na Bolsa, até o momento não se concretizou, mas felizmente, não inibiu a alta do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo). 
A ausência de dólares no mercado veio corroborar a jurássica lei da oferta e da procura. 

O comportamento do dólar é imprevisível, isto é, o fluxo que vai pode voltar em determinada ocasião e por qualquer motivo relevante. Na realidade, esse fenômeno já vem sendo sinalizado pelo BC (Banco Central) desde o final do primeiro trimestre desse ano e está relacionado a uma mudança estrutural no mercado de câmbio brasileiro, com a perda relativa de atratividade do financiamento externo e, com isso, haveria prejuízo em nossa liquidez em dólares. 

Resumindo: o compromisso assumido pelo governo com uma agenda de ajuste fiscal favoreceu a queda da inflação e, consequentemente, a dos juros – já existe para 2020 uma projeção da Selic abaixo de 4%. Há três anos atrás quem poderia prever tal situação? 

Em função disso, deixamos de ser o paraíso de operações de arbitragem de taxa de juros, que consistem em pegar dólar no mercado externo a custo próximo de zero e vir a aplicar a 14% ao ano ou até mais um pouco, como ocorreu em 2016, quando a Selic atingiu esse patamar. 
Atualmente, a taxa básica da nossa economia encontra-se nos menores níveis da história, reduzindo assim, consideravelmente, a entrada de dólares do capital especulativo. 

Aliás, as reformas no ambiente do crédito, especialmente com a redução pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) do crédito direcionado, geraram um acelerado crescimento do mercado de capitais doméstico. 

Um grande exemplo de empresa brasileira é a Petrobras que está prépagando dívidas que foram contraídas lá fora e contratando financiamentos em real aqui dentro. De modo abrangente, somando-se as duas coisas, não temos um dólar no curto prazo vindo arbitrar juros, existindo na realidade uma maior demanda pela moeda a fim de honrar pagamentos externos. 

Ocorre que, em primeiro lugar, quem dá liquidez são os bancos com suas posições vendidas, situando-se ao redor de US$ 30 bilhões. Todavia, existem limites regulatórios, sendo o BC que vem operando no mercado à vista, conforme avisou antecipadamente. 
Parece que temos uma situação interessante de alta do dólar com a queda do risco país e também dos juros futuros. 
A desvalorização não está associada a uma crise de balanço de pagamentos e o mercado também não está demandando mais juros para financiar a dívida brasileira. 

A grande expectativa no momento gira em torno dos leilões de petróleo dos excedentes da cessão onerosa. Estruturalmente, fica a esperança na continuidade da agenda de reformas e privatizações para que o país atraia mais capital externo dirigido aos investimentos. 

22 de outubro de 2019
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário