"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

EXÉRCITO DO IRAQUE ADMITE USO EXCESSIVO DE FORÇA CONTRA CIDADÃOS




Iraque anunciou medidas em resposta às reivindicações dos manifestantes. Mais de 100 pessoas já morreram nos protestos.

Pela primeira vez, o exército do Iraque reconheceu, nesta segunda-feira (7), que fez uso excessivo da força durante os protestos que eclodiram na última semana.

Desde 1º de outubro, manifestações estouraram na capital Bagdá e nas cidades do sul do país. Os cidadãos exigem a renúncia do governo, que sofre com acusações de corrupção.

Até o momento, mais de 100 pessoas perderam a vida, a maioria manifestantes. Além disso, mais de 6 mil ficaram feridos, informa a agência AFP.

“Já estamos pedindo explicações aos policiais que cometeram esses erros”, afirma um comunicado do exército iraquiano.

Por sua vez, o regime islâmico do Irã, país vizinho e aliado do Iraque, classificou as manifestações espontâneas como uma “conspiração”.

07 de outubro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário