Pesquisadores da Finlândia desenvolveram uma alternativa aos nocivos impermeabilizantes baseada na cera da árvore carnaúba, produzida através das folhas da palmeira Copernicia prunifera, nativa do Brasil.
Nina Forsman e seus colegas da Universidade de Aalto desenvolveram um revestimento impermeabilizante feito com partículas da cera de carnaúba que retém a respirabilidade e a sensação natural do tecido.
O novo revestimento é adequado não apenas para têxteis, mas também para outros materiais à base de celulose. Ele superou os produtos comerciais impermeabilizantes ao manter a respirabilidade do tecido, informa o site Inovação Tecnológica.
“Nós testamos o revestimento em diferentes materiais têxteis: viscose, tencel, algodão, cânhamo e malhas de algodão. Descobrimos que a rugosidade da superfície dos tecidos afeta o quão bem cada um repele a água – quanto mais áspera a superfície, melhor. Isso ocorre porque, na superfície rugosa, as gotas de água entram em contato com a superfície têxtil em uma área menor,” contou Forsman.
09 de outubro de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário