"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O JOGO INTERNACIONAL DE DESAPROPRIAÇÃO DA AMAZÔNIA DO BRASIL

A campanha de desinformação contra a Amazônia do Brasil



Não resta dúvidas de que a Amazônia do Brasil está sendo alvo de uma campanha de desinformação promovida por ativistas ambientais e veículos de imprensa.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, alertou ao presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante reunião do G-20, no Japão, que a Amazônia brasileira não seria mais joguete nas mãos de interesses internacionais.

Desde então, a campanha de desinformação lançada pela velha imprensa nacional e internacional contra a maior floresta do planeta ganhou novas proporções, principalmente após a chegada da tradicional estação das queimadas.

Apesar de ainda não haver informações concretas sobre o número total de focos de incêndio registrados na região neste ano, a narrativa oficial da imprensa já está construída: “A Amazônia nunca queimou tanto e o culpado é o presidente Bolsonaro”.


Enquanto isso, nas redes sociais, uma legião de usuários contabiliza curtidas ao compartilhar imagens dramáticas de incêndios florestais. Mas será que tudo que está circulando na internet é realmente verdade?

A iniciativa de checagem de fatos da Agência France-Press (AFP) apresentou algumas postagens que viralizaram na web com imagens falsas do fogo na Amazônia. Confira a thread abaixo no Twitter.



AFP Checamos
✔@AfpChecamos

· 19h



Diante dos graves incêndios na Amazônia, circulam fotos tiradas de contexto: algumas são antigas, outras não são do local.

O @AfpChecamos está pesquisando a origem de várias delas. Sigam a sequência e nos ajudem a divulgar#PrayforAmazonas #PrayforAmazonia


AFP Checamos
✔@AfpChecamos



1. Os macacos foram fotografados em 2017 em Jabalpur, na Índia, por Avinash Lodhi (o filhote não estava morto)

2. Este coelho sofreu queimaduras ao tentar encontrar um local seguro no incêndio de Woolsey, na Califórnia, em novembro de 2018#PrayforAmazonas #AFP




AFP Checamos
✔@AfpChecamos

· 18h

Respondendo a @AfpChecamos


3. A foto que mostra a Floresta Amazônica tomada por fumaça, compartilhada, inclusive, por Jaden Smith, foi usada em uma matéria do @guardian em 2007 e mostra a Amazônia há 30 anos, em 1989#PrayforAmazonas #PrayforAmazonia #AFP




AFP Checamos
✔@AfpChecamos



4. A imagem abaixo e à direita foi feita em outubro de 2018 pelo fotógrafo do Greenpeace Daniel Beltrá ao fim da "temporada de fogo" na Amazônia#PrayforAmazonas #PrayforAmazonia #AFP



22 de agosto de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário