"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de julho de 2019

RODRIGO MAIA GRAVA VÍDEO EM APOIO AO SITE PANFLETÁRIO INTERCEPT

-

“O sigilo da fonte é um direito democrático. Não é a favor do Glenn, mas é a favor da nossa liberdade de expressão”, afirma o deputado Maia.

Em vídeo divulgado nesta terça-feira (30), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu em defesa do militante norte-americano Glenn Greenwald, editor e cofundador do site panfletário Intercept.

As imagens foram feitas para serem divulgadas no ato de apoio a Greenwald, que está sendo realizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, na noite de hoje. Algumas celebridades alinhadas à esquerda confirmaram presença no ato.

No vídeo, segundo o jornal Folha, Maia afirmou que os vazamento de hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos, e adicionou:

“Passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker. Sobre a questão dos dados. De quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte.”

O deputado acrescenta:

“No país, no nosso Brasil democrático, no nosso estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional. A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido.”

E completa:

“Um agente público que vaza informações sigilosas que estão sob o seu comando também comete um crime. Todos os dois estão cometendo atos ilícitos. Um agente público entregou uma informação sigilosa a um meio de comunicação. Esse meio de comunicação deu divulgação. Ele está protegido pelo sigilo. Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade.”




30 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário