"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de julho de 2019

O QUE É SPOOFING, NOME DA OPERAÇÃO DA PF CONTRA O HACKER DE MORO



O spoofing se tornou uma das práticas mais utilizadas por criminosos cibernéticos para obter acesso a aparelhos eletrônicos.

A Polícia Federal nomeou a operação lançada contra envolvidos na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como “spoofing”.

Mas você sabe o que o termo spoofing significa?

O termo spoofing vem do inglês, especificamente do termo “spoof” e originalmente significava apenas “fingir” ou “imitar” e não tinha uma conotação negativa, mas no jargão tecnológico, assumiu o significado de fazer falsificação, informa o site Host Midia.

De acordo com nota da Comunicação Social da PF, divulgada nesta terça-feira (23), “spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é”.

Por exemplo, como explicou a empresa Avast, “hackers podem fazer um spoofing de e-mail, enviando a você mensagens que pareçam vir de alguém em quem você confia como forma de fazê-lo fornecer dados sigilosos. Ou então eles podem realizar o spoofing de IP e DNS para tentar fazer com que sua rede direcione você para sites fraudulentos que vão infectar seu computador”.

O spoofing também é utilizado para aplicar golpes no mercado financeiro e imobiliário. Em março de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou pela primeira vez um investidor por spoofing, como informou a revista Exame.


23 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário