"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

CONCEITO DE CONCEITO

Do latim conceptus, o termo conceito refere-se à percepção, à ideia formada mentalmente, isto é, pelo entendimento. 
Trata-se de um pensamento que é expressado por meio de palavras: “Não tenho bem em mente o conceito de responsabilidade civil”, “O meu conceito de amizade é bastante diferente do teu”.

Um conceito é portanto uma unidade cognitiva de significado. Nasce como uma ideia abstracta (é uma construção mental) que permite compreender as experiências que resultam da interacção com o meio envolvente e que, por fim, é verbalizada (exprimida por palavras).

Convém ter em conta que a noção de conceito aparece sempre associada ao contexto. 
A conceitualização é desenvolvida com a interacção entre os sentidos, a linguagem e os factores culturais. 
Conhecer algo pela experiência e transformar esse conhecimento num conceito é possível pelas referências que se realizam sobre uma coisa ou uma situação que é única e irrepetível.

O individuo, por sua vez, é assinalado com um nome próprio, não com um conceito. O rock é um conceito (uma ideia que abrange noções de estilo
, ritmo, lírica, etc.), ao passo que os Beatles ou ainda os Rolling Stones são bandas de rock (que ajudaram à construção do conceito de rock).

Conceito é, por outro lado, o ponto de vista que se tem relativamente a alguém ou a algo. Neste âmbito, a palavra está relacionado com um juízo ou uma opinião (trata-se de um conceito claramente subjectivo): “A professora não formou bom conceito a meu respeito, está sempre a pôr-me de castigo”, “Eu acho que o Roberto ainda tem muito que fazer para melhorar o conceito de chefe”.
26 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário