"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de junho de 2019

ABELHAS TÊM NOÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA, DIZEM CIENTISTAS



Abelhas são insetos com cérebros minúsculos, mas talvez sejam muito inteligentes quando se trata de relações numéricas.

Pesquisadores da Austrália e da França descobriram que as abelhas podem ser capazes de conectar símbolos e números, estabelecendo uma relação básica de matemática.

Adrian Dyer, membro da Universidade do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), declarou:

“Se as abelhas têm a capacidade de aprender algo tão complexo como uma linguagem simbólica feita por humanos, isso abre novos caminhos para comunicações futuras entre espécies.”

Segundo o estudo publicado pela The Royal Society, os seres humanos estão separados das abelhas por mais de 600 milhões de anos de evolução.

Nós temos 86 bilhões de neurônios nos nossos cérebros, enquanto que as abelhas têm menos de um milhão dessas células, mas os pesquisadores encararam o desafio de treinar esses insetos.

O estudo ajuda a entender como esses insetos conseguem criar caminhos de informação para que a humanidade consiga gerenciar soluções inspiradas na natureza.

Segundo a revista Galileu, pesquisas anteriores já mostraram que primatas e pássaros também conseguem fazer a ligação entre números e símbolos, mas as abelhas podem dar pistas sobre a evolução humana.


09 de junho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário