"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 27 de abril de 2019

MORO CONTESTA BOLSONARO E DIZ QUE COAF DEVE PERMANECER NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Sergio Moro participou de evento em BH e disse entender que Coaf deva permanecer sob 'guarda' do Ministério da Justiça
Sergio Moro mostrou opinião contrária à de Guedes e de Bolsonaro
Indo de forma contrária ao que disse o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta sexta-feira (26) que entende que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) deveria permanecer sob a responsabilidade de sua pasta. Para conseguir apoio do Congresso, o chefe do Executivo deixou aberta a possibilidade de retornar o Conselho para o Ministério da Economia, o que vai contra aos plano do ex-juiz.
Um dos pedidos que teriam sido feitos por Moro para deixar a magistratura e ocupar um lugar na Esplanada dos Ministérios foi de que o Coaf deixasse de ser vinculado ao Ministério da Fazenda e passasse para as mãos do atual ministro. No entanto, durante a palestra, Moro garantiu que não pediu para que o conselho ficasse subordinado à pasta da qual é titular.
FOI OFERECIMENTO – “Eu não sou tão ambicioso assim. Não pedi, ele me foi oferecido e eu aceitei”, afirmou. Ainda segundo ele, desde que o Ministério da Justiça passou a ser responsável pelo Conselho, o trabalho foi ampliado, sendo que há perspectiva de passar o número de servidores do grupo de 31 para 64: “Nosso objetivo é melhorar o Coaf”.
Moro afirmou ainda que entende que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem pautas importantíssimas para se preocupar, como taxa de juros, crescimento da economia e a nova Previdência. Por isso, segundo ele, o trabalho do Coaf tem relação com âmbito da segurança por investigar, entre outros pontos, crimes relacionados à lavagem de dinheiro.
“O importante é fazer o crime não compensar, mandar para prisão e confiscar o produto do crime. Pra isso, o Coaf é um importante mecanismo de detenção e prevenção de lavagem de dinheiro”, declarou.
DISSE BOLSONARO – Nesta quinta-feira, Bolsonaro confirmou que não se opõe a retirar o Coaf da responsabilidade do Ministério da Justiça para, assim, conseguir apoio do Congresso para aprovar a Medida Provisória (MP) que reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. Essa MP precisa ser apreciada pelos deputados federais e senadores até 3 de junho, caso contrário a Presidência vai ter que reorganizar novamente a estrutura ministerial do governo.
O ministro Sergio Moro participou, na manhã desta sexta-feira (26), da segunda edição do “TSX Meetings”, que reúne líderes das esferas públicas e privadas do país em Belo Horizonte. O evento ocorreu em um hotel na região Centro-Sul da capital mineira e contou também com a presença do governador Romeu Zema (Novo), que fez um rápido discurso na abertura do encontro.
NOVOS PROJETOS – Para uma plateia formada por cerca de 300 empresários, o ministro da Justiça falou sobre os projetos que estão em andamento na pasta. Entre eles, o trabalho de reestruturação e fortalecimento das forças-tarefas de combate à corrupção e lembrou também da criação da Secretaria de Operações Integradas (Seop).
O ex-juiz voltou a defender a execução de cumprimento da pena logo após condenação em segunda instância, em alusão indireta a condenação do ex-presidente Lula (PT).
E, ao final da palestra, Moro reforçou a importância das pautas ligadas à segurança pública, apesar de o Congresso Nacional, neste momento, estar focado no projeto da nova Previdência. “Sei que há preocupação com relação a nova Previdência e eu concordo. Corremos o risco de não ter aposentadoria para nossos filhos e netos, mas essa pauta anticrime também é importante. São 60 mil pessoas que perdem as vidas todos os anos e poderiam não ter perdido”, concluiu.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Moro pode ficar tranquilo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já decidiu tocar com prioridade o pacote anticrime, que pode ser aprovado antes mesmo da reforma da Previdência(C.N.)

27 de abril de 2019
Fransciny Alves e Sávio Gabriel
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário