"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 22 de março de 2019

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

O Capimunismo de Quadrilhas começa a ruir no Brasil




Conceito objetivo do jurista Antônio Ribas Paiva: Crime Organizado é o consórcio delitivo entre criminosos e agentes públicos. O Mecanismo Criminoso se institucionaliza sempre que ocorre a conivência dolosa, a omissão intencional e a conveniência culposa dos personagens na máquina estatal, na esfera empresarial e no submundo dos bandidos. Assim se estrutura o Estado-Ladrão – resultado da parceria público-privada focada na prática da Corrupção Sistêmica.

Assim fica mais fácil para um marciano entender por que o Brasil tem dois ex Presidentes da República presos por crimes ligados a práticas rentáveis de corrupção. Tem tudo para crescer a lista de condenados-presidiários, se forem ampliadas as “colaborações judiciais” (mais conhecidas como delações-premiadas) derivadas dos processos da Operação Lava Jato.

Será inevitável a punição exemplar a ex governadores, senadores, deputados e vereadores que se unem a “empresários”, “juristas”, policiais, militares e bandidos do alto ou do baixo escalão para praticar oCapimunismo de Quadrilhas do Brasil. Quem delinqüe neste regime de Crime Institucionalizado precisa ser julgado e punido por Júri Popular, formado por eleitores com comprovada e ilibada formação jurídica – e não por tribunais nomeados politicamente.

Depois de Lula da Silva (até agora condenado duas vezes) e Michel Temer (apenas preso preventivamente, mas que deve ser solto brevemente), quando será a vez da Dilma Rousseff? A galera já brinca nas redes sociais... Se a Lava Jato pegar a Dilma, já tem direito a pedir música no “Fantástico” da Rede Globo. O “direito” é concedido a jogadores que marcam três gols em uma partida de futebol... Aguardamos a canção de Beto Richa, ex-governador do Paraná preso três vezes recentemente...

No dia do aniversário do Presidente Jair Bolsonaro (talvez por coincidência do destino) foi o povo brasileiro quem ganhou de presente a prisão, mesmo que temporária, provisória ou preventiva, de Michel Temer, Moreira Franco e outros menos votados. O responsável pelo espetáculo judiciário foi o titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O juiz Marcelo Bretas se baseou em provas robustas que o Ministério Público Federal reuniu, a partir de delações premiadas, naOperação Radiotividade – uma “prima” da famosa Lava Jato.

Por isonomia com o prisioneiro Luiz Inácio Lula da Silva, que conta com o privilégio da prisão em uma sala especial da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o (por enquanto) preso Temer também teve direito a uma sala-cela especial na Superintendência da Polícia Federal na Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, porém repleta de bandidos. A galera já indaga quando Gilmar Mendes (ou algum desembargador federal ou ministro do Superior Tribunal de Justiça vai decretar “Fora, Temer”, deixando que o marido da bela Marcela responda a 9 processos em liberdade... Temer Fora? Já valeu o susto...

Já com o “parceiro” Moreira Franco – outro poderoso que tende a ser solto em breve - a coisa foi muito mais “legal”. Quando que o famoso “Gato Angorá” (eminência parda de várias administrações federais da Nova República e ex-governador do RJ) poderia imaginar que voltaria preso para Niterói – cidade que deixou quase falida quando foi prefeito no final da década de 70 e começo dos anos 80? Moreira se juntou ao ex-governador Luiz Fernando Pezão no Batalhão Prisional da Polícia Militar – que fica na “Cidade Sorriso”.

O processo legal contra Temer e seus parceiros correrá normalmente... O tempo e as provas mostrarão se ele é inocente ou culpado... O mais importante foi o efeito simbólico da punição provisória. No instante em que o Mecanismo do Crime Organizado ameaçava e desafiava acabar com a Lava Jato, o Judiciário Federal demonstrou que ocorre o fenômeno contrário. Existe chance de punição exemplar a políticos poderosos que lideram esquemas bilionários de corrupção na máquina estatal brasileira.

A prisão de Temer foi um presente, sim, para Jair Bolsonaro – cujo governo foi eleito com a promessa do combate à corrupção. Também foi um presentão para o ministro da Justiça Sérgio Moro. O ex-juiz da Lava Jato foi vergonhosamente desafiado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que faz corpo mole e tenta sabotar o trâmite do Projeto Anti-Crime de Moro & CIA (sem trocadilho infame com a agência norte-americana visitada recentemente por Bolsonaro e Moro). Aliás, por ironia do destino, Maia é casado com a enteada do Moreira Franco – uma espécie de fakesogro...

Devagar, devagarinho - como cantaria quem curte um pagodinho -, oCapimunismo de Quadrilhas começa a ruir no Brasil dominado pelo Crime Institucionalizado. Agora só falta a cúpula do Poder Judiciário constatar que este movimento é historicamente irreversível. A maioria da sociedade brasileira não agüenta mais pagar o altíssimo preço da corrupção sistêmica. O Judasciário está em xeque. O Judiciário, do qual se espera Justiça, precisa renascer e prevalecer. Sem Segurança do Direito não temos Democracia.

Ditadura Togada – ou do Crime Organizado – não mais interessa ao Brasil que clama por reformas, mudanças estruturais, crescimento e desenvolvimento. Capimunismo de Quadrilha, Nunca Mais!


Leia o artigo do Carlos Maurício Mantiqueira: Prisão de Ventre

















Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


22 de março de 2019
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 22 de Março de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário