"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

ELLEN GRACIE COORDENA O COMITÊ DA VALE PARA APURAÇÃO DA TRAGÉDIA EM BRUMADINHO

Resultado de imagem para ELLEN GRACIE
Ellen Gracie, que já ajudou a Petrobras, agora socorre a Vale
Ellen Gracie, ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, vai ser a coordenadora do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração (CIAEA), criado no último domingo pela Vale para dar apoio ao Conselho de Administração na investigação das causas e responsabilidades do rompimento da Barragem I da Mina Córrego de Feijão, em Brumadinho.
De acordo com a mineradora, a escolha da ex-ministra deu-se depois de processo de seleção feito pela empresa internacional de consultoria Korn Ferry. A nomeação da ex-ministra foi confirmada pelo Conselho de Administração da Vale.
ESTRATÉGIA – A Vale apresentou quinta-feira ao Ministério Público e aos órgãos ambientais o plano criado para a contenção dos rejeitos que vazaram com o rompimento da barragem, ocorrido na última sexta-feira.
Segundo a mineradora, a área afetada foi dividida em três diferentes trechos onde serão tomadas diversas medidas de contenção e recuperação.
No trecho 1, de 10 quilômetros de extensão, se localiza o entorno da barragem, onde serão construídos diques para reter os rejeitos grossos e pesados, possibilitando a reabilitação da área atingida.
No trecho 2, no Rio Paraopeba, entre as cidades de Brumadinho e Juatuba, com cerca de 30 quilômetros, está concentrado o material fino, composto de silte e argila, que será dragado e acondicionado para destinação adequada.
O trecho 3, que é o mais extenso, totalizando 170 quilômetros, entre Juatuba e a Usina de Retiro Baixo, tem o potencial para receber os sedimentos ultrafinos e, segundo os técnicos da mineradora, serão realizadas diferentes ações obedecendo às características do curso d’água e o do material presente no rio.
BARREIRAS – De acordo com a Vale, ao longo do Rio Paraopeba estão sendo colocadas várias barreiras de retenção. “A técnica utiliza uma membrana no leito do rio, que tem como objetivo buscar reter os sedimentos.
Existe a possibilidade de usar floculante, produto químico usado para aglutinar os finos e, assim, facilitar a retirada do material do rio, mas a ação depende da aprovação dos órgãos ambientais”.
A empresa explicou que o sistema de captação de água do município de Pará de Minas, no rio, será protegido por três barreiras de retenção. “São 115 quilômetros de distância entre a captação do município e a barragem 1, que se rompeu”.
MONITORAMENTO  – Na extensão do rio até a foz do São Francisco, foram instalados 45 pontos de monitoramento. No trecho, há coletas diárias de água e de sedimentos para análises químicas. A análise de turbidez é feita, a cada hora, em outros quatro pontos.
“O rejeito que vazou da barragem 1 está concentrado no córrego Feijão e Carvão e na sua confluência com o Paraopeba”, informou a Vale.

02 de fevereiro de 2019
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário