"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

"ASTROTURF" E A MANIPULAÇÃO DAS MENSAGENS MIDIÁTICAS


Este vídeo é de uma palestra de Sharyl Attkisson, jornalista norte-americana dedicada ao jornalismo investigativo. Embora o vídeo seja de 2015, continua tendo absoluta validade. Attkisson nesta alocução se dedica a explicar uma técnica de manipulação da opinião pública conhecida como Astroturf. O termo não tem tradução para o português porque derivou-se do nome de uma marca de grama artificial denominada Astro Turf que promete ter aparência absolutamente real. 
O video tem opção de legendas em português e duração de pouco mais de 10 minutos. O tempo suficiente para entender o conceito de Astroturf que nada mais é que que um conjunto de técnicas para manipular determinada informação, a eficácia de um medicamento, a importância de certos modismos e por aí vai.
Trata-se, portanto, de uma técnica de formar a opinião pública contra ou a favor de determinado produto ou até mesmo de um político. Por exemplo, técnicas de Astrotuf podem elevar à categoria de verdade afirmativas segundo as quais os sexos masculino e feminino seriam uma convenção social e não uma inquestionável determinação da natureza.
Portanto, vale a pena ver o vídeo para entender e aprender, como se diz, a separar o joio do trigo, ou seja, usar critérios capazes de encontrar a verdade   não se deixando levar por modismos esquisitos, crenças exóticas e papo furado de líderes políticos ditos carismáticos.
_______________________________
ATENÇÃO: Para aparecer as legendas em português é necessário clicar naquela rodinha tipo engrenagem que aparece no vídeo embaixo à direita. Aí é só clicar em legendas que vai aparecer a opção Português. Clique sobre a palavra Português Brasil e todas as legendas apareceram em português.

23 de fevereiro de 2019
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário