"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 23 de dezembro de 2018

ERUPÇÃO DO VULCÃO KRAKATOA GEROU TSUNAMI NA INDONÉSIA



23 de dezembro de 2018

As ondas gigantes que atingiram a costa da Indonésia foram provocadas por deslizamentos sob a água causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa, que fica em uma ilha.

O vulcão que provocou uma tsunami na Indonésia na noite deste sábado (22) nasceu emergindo do mar ao redor do lendário Krakatoa.

Segundo especialistas, o Anak Krakatoa foi formado por volta de 1928, na caldeira do lendário Krakatoa, que, em 1883, causou um episódio catastrófico.

O vulcão iniciou sua vida debaixo d’água, até sua cratera emergir, por volta de 1928. Tornou-se uma pequena ilha vulcânica, cuja cratera alcança agora uma altitude de 300 metros acima do nível do mar, registra o “UOL“.

Anak Krakatoa (“Filho de Krakatoa”, em indonésio) tem estado particularmente ativo desde junho, ocasionalmente enviando enormes nuvens de cinzas para o céu e em outubro um barco de turismo foi quase atingido por bombas de lava do vulcão em erupção.

A tsunami que atingiu a costa da Indonésia na noite deste sábado (22) foi uma assassina silenciosa. A erupção do Anak Krakatoa não gerou terremoto, o que normalmente dá as autoridades tempo para transmitir um alerta de tsunami. A população costeira do País foi pega de surpresa, conforme noticiou a RENOVA.

O vídeo abaixo foi publicado nas redes sociais neste domingo (23). É possível observar o vulcão ainda em erupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário