"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de dezembro de 2018

COLUNISTA DA FOLHA COMPARA DAMARES ALVES AOS EXTREMISTAS ISLÂMICOS


Em texto publicado neste sábado (15) no jornal “Folha de S. Paulo”, o colunista Demétrio Magnoli compara a pastora evangélica Damares Alves com “fundamentalistas islâmicos”.

O artigo intitulado “Guerra de religião” aponta para supostos riscos à democracia embutidos na fé cristã da futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro.

Em um trecho do texto, o colunista da “Folha” tem a audácia de comparar a fé cristã com o extremismo islâmico:

Do ponto de vista da democracia, não existem diferenças essenciais entre Damares e os fundamentalistas islâmicos que governam a Arábia Saudita, o Irã, o Sudão e a Faixa de Gaza.

O jornalista Felipe Moura Brasil comentou este trecho em matéria publicada em “O Antagonista“.

Que se saiba, a futura ministra Damares Alves nunca pensou em enforcar um infiel em seu pé de goiaba. Mas isso, segundo o colunista da Folha de S. Paulo, não é essencial – é só um detalhe.


15 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário