"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

BOLSONARO RECEBE O EMBAIXADOR DE ISRAEL EM BRASÍLIA, JUNTO COM O CHANCELER

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao lado do embaixador de Israel, Yossi Shelley (à esq.) — Foto: Governo de Transição
Yousi Shelley (segundo à esquerda) festeja a visita no Torto
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu nesta quarta-feira (28), na Granja do Torto, a visita do embaixador de Israel, Yossi Shelley. A assessoria de Bolsonaro não informou o assunto do encontro, que teve a participação do futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
A visita acontece um dia depois que o filho do presidente eleito, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), declarar durante visita aos EUA, que a transferência da embaixada é uma decisão tomada.  “Não se sabe ao certo a data, quando ocorre, mas temos a intenção… A questão não é perguntar se vai, é perguntar quando vai”, disse Eduardo Bolsonaro, cheio de certezas.
BOLSONARO RELUTA – O presidente eleito anunciou depois da vitória na eleição que transferirá a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
Após a repercussão negativa por parte de países árabes, ele declarou que a decisão não estava tomada e, recentemente, afirmou em entrevista que a resposta sobre a mudança será dada em janeiro, após sua posse.
Por iniciativa do presidente norte-americano, Donald Trump, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para Jerusalém em maio deste ano.
COM MINISTROS – Bolsonaro também se reuniu com futuros ministros de seu governo na manhã desta quarta. O presidente eleito convidou auxiliares para um café da manhã na Granja do Torto. Ele tem dormido na residência de campo oficial da Presidência da República durante suas passagens pela capital federal.
Participaram do café o ministro da transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do general Augusto Heleno, que assumirá o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e de Gustavo Bebianno, que será o titular da Secretaria-Geral da Presidência.
O atual ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, também compareceu ao encontro na Granja do Torto. Rocha acumula a função com a subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e foi anunciado como futuro secretário de Justiça do governo do Distrito Federal.
MAIS REUNIÕES – A agenda de Bolsonaro ainda prevê para esta quarta “despachos internos” e atendimento a autoridades no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. O presidente eleito tem previsão de embarcar para o Rio de Janeiro às 18h.
Entre os compromissos de Bolsonaro na quinta-feira (29), no Rio, está o encontro com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. A gestão do futuro presidente quer se aproximar do governo de Donald Trump nos EUA.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Os filhos de Bolsonaro são muito mal educados. Comportam-se como se fossem porta-vozes do governo. É uma esculhambação familiar inaceitável num país em que nepotismo é proibido. (C.N.)


30 de novembro de 2018
Guilherme Mazui
G1 — Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário