"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de novembro de 2018

92o. PODCAST MISES BRASIL - RICARDO VELEZ-RODRIGUEZ- ENTREVISTA





ENTREVISTA 92 – RICARDO VÉLEZ-RODRÍGUEZ

Com longa experiência acadêmica como professor e pesquisador, o professor Ricardo Vélez-Rodríguez é um dos mais notáveis defensores das ideias da liberdade. Nascido na Colômbia, é graduado em Filosofia e Teologia, além de ser mestre e doutor em Filosofia. Professor recentemente aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, Vélez-Rodríguez, que foi marxista, narra e analisa neste Podcast uma parte importante da história do liberalismo no Brasil, não apenas de sua participação ativa como estudioso do pensamento político brasileiro, mas como historiador das ideias.

Nesta entrevista, o professor citou e dissertou acerca daqueles que ele considera os principais nomes do liberalismo no Brasil e o ambiente intelectual durante a monarquia, república velha e nova república (e a influência da obra de Alexis de Tocqueville). Vélez-Rodríguez comentou as dificuldades de ser liberal durante a ditadura militar, que passou a identificar como elementos perigosos não apenas os ativistas da extrema-esquerda, mas também os liberais.

Autor do livro Da Guerra à Pacificação: a Escolha Colombiana, o professor também falou com entusiasmo sobre o momento atual da defesa das ideias da liberdade no Brasil e o comparou com o momento de certa ebulição do liberalismo na década de 1980:

“Acho muito interessante o que está acontecendo hoje porque é uma tentativa para se colocar em pauta a liberdade, que sofre ameaça real. Sempre houve da parte do estado patrimonial uma birra com a liberdade e o surgimento dos institutos liberais e dos centros de estudos liberais ao longo dos anos de 1980 correspondeu a essa preocupação dos intelectuais. Mas hoje esse sentimento de ameaça às nossas liberdades básicas é muito mais radical, muito mais forte. Eu enxergo nessa juventude uma preocupação em torno de uma séria ameaça à liberdade. Considero muito mais existencial essa preocupação contemporânea, de muito maior valor, pois es


24 de novembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário