"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

UM GENOCÍDIO SILENCIOSO



Dentro de poucos dias, a Índia planeja eliminar a cidadania de até 7 milhões de muçulmanos para depois jogá-los em centros de detenção. É assim que se iniciam os genocídios -- e quase ninguém está sabendo disso! Se soarmos o alarme bem alto, podemos convencer a ONU e países-chave a frearem esse absurdo. Junte-se agora:

Dentro de poucos dias, a Índia vai eliminar até 7 milhões de muçulmanos da lista de “cidadãos” na região de Assam -- tudo porque eles não falam a língua "certa" e rezam para o Deus "errado".

Famílias inteiras poderão ser separadas e deixadas para apodrecer em centros de detenção.

É assim que os genocídios começam. Foi exatamente como o pesadelo começou para os rohingya. Todo esse horror está se desenrolando longe dos holofotes -- mas se soarmos o alarme bem alto pedindo para que o Secretário-geral da ONU e governos-chave intervenham, podemos evitar que este horror se concretize:

Soe o Alarme

O governo de Assam já está construindo um novo centro de detenção e preparando suas tropas de choque -- tudo na surdina.

O governo indiano alega estar apenas estar tomando medidas contra imigrantes ilegais de Bangladesh -- a mesma desculpa do governo de Mianmar quando atacou os rohingya. Mas na realidade, isso se trata de uma perseguição a muçulmanos marginalizados e analfabetos que não possuem a documentação “adequada” -- que por gerações, nunca tinham sido necessárias!

António Guterres, o Secretário-geral da ONU, comprometeu-se a lutar em nome daqueles que precisam. Ele disse: "Levantarei minha voz. Eu vou agir. Usarei meus direitos para defender os seus." Agora, precisamos garantir que ele ele honre suas palavras, pois os muçulmanos bengaleses na Índia não tem ninguém, a não ser nós, que fale por eles na arena internacional. Assine a petição e juntos podemos evitar esse genocídio prestes a acontecer em Assam:

Soe o Alarme

A ascensão de um nacionalismo hindu violento na Índia está por detrás dessa política agressiva que deixará milhões de muçulmanos vulneráveis e apátridas. A história nos ensinou que esses movimentos não tem limite, a não ser que nós cidadãos, os estabeleçamos claramente. Vamos deixar claro quais limites não poderão ser ultrapassados em Assam e mostrar aos governos no mundo inteiro de que estamos de olho.

Com esperança e determinação,

Emma, Nate, Ricken, Antonia, Flora, Alice, Wissam, Danny e todo o time da Avaaz.

Mais informações:

PS: nós amaríamos colocar fontes em português, mas infelizmente não encontramos nenhuma -- e isso é um dos grandes problemas: a mídia internacional não está reportando essa crise. Por isso precisamos de sua assinatura! Aqui vai algumas matérias em inglês:

Mais de 7 milhões de pessoas, inclusive 2.9 milhões de mulheres casadas foram solicitadas para comprovarem suas cidadanias como parte de enorme esforço do governo (Al Jazeera) (em inglês)
https://www.aljazeera.com/indepth/features/assam-counts-citizens-muslims-fear-left-180530080633948.html

Sem pátria em Assam (The Indian Express) (em inglês)
https://indianexpress.com/article/opinion/national-register-of-citizens-5030603/

Chefe dos Ministérios de Assam: Nenhum direito fundamental para os que falharem nos testes de RNC (Times of India) (em inglês)
https://timesofindia.indiatimes.com/india/assam-cm-no-fundamental-rights-for-those-failing-nrc-test/articleshow/62344296.cms?from=mdr

O lado obscuro da humanidade e legalidade: Um olhar para os centros de detenção para "estrangeiros" em Assam (Scroll.in) (em inglês)
https://scroll.in/article/883936/assam-citizens-register-detention-centres-for-foreigners-offer-a-glimpse-of-the-looming-tragedy

Com resultado final da lista de cidadania prestes a ser divulgado, aumenta a taxa de suicídio em Assam (NewsClic) (em inglês)
https://newsclick.in/final-nrc-draft-be-released-20-days-assam-witnessing-rise-suicides

Lista em Assam: estado indiano se prepara a deportar dezenas de milhares de 'estrangeiros' (The Guardian) (em inglês)
https://www.theguardian.com/world/2018/feb/26/assams-list-indian-state-preparing-to-deport-tens-of-thousands-of-foreigners


18 de julho de 2018
recebido por email
Emma Ruby-Sachs - Avaaz <avaaz@avaaz.org>

Nenhum comentário:

Postar um comentário