"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

NINGUÉM TEVE CORAGEM DE CONTAR A LULA QUE A CANDIDATURA DELE SERÁ REJEITADA


Resultado de imagem para lula candidato charges
Charge do Iotti (Zero Hora)
No PT, não adianta reclamar nem sugerir Plano B. A decisão de Lula da Silva está mais do que confirmada. Sua candidatura será apresentada para registro na Justiça Eleitoral no último dia de inscrição, 15 de agosto, para possibilitar que o PT aproveite alguns dias no horário eleitoral para divulgar a campanha de Lula, antes de o registro ser rejeitado. Mas a dúvida é saber se isso será possível, pois a campanha começa dia 31 de agosto. Portanto, o TSE terá duas semanas para declarar rejeitada definitivamente a candidatura de Lula, após julgar os recursos a serem apresentados.
Como Lula não conseguirá apresentar toda a documentação exigida para garantir a candidatura e o caso dele é público e notório, tudo indica que o registro será negado imediatamente e de ofício, sem necessidade de queixa de partido concorrente, conforme já explicou várias vezes o ministro Admar Gonzaga, do TSE.
CERTIDÃO NEGATIVA – A falta de um dos documentos obrigatórios pela Lei Eleitoral (certidão negativa da Justiça Federal) é fator suficiente para rejeição “ad limine” (imediata) da candidatura de Lula. O PT poderá apresentar recursos, mas apenas para ganhar tempo, sem a menor chance de aceitação, até porque os criativos ministros petistas Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli não participarão do julgamento, e a lei será respeitada.
Ou seja, o mais provável é que o registro de Lula esteja rejeitado antes do início da campanha pela TV (31 de agosto), circunstância que mudará bastante o quadro.
Caberá então recurso ao Supremo, mas não tem efeito suspensivo, e o nome de Lula não estará na lista dos candidatos nas urnas eletrônicas, cujo fechamento ocorre 20 dias antes da eleição – portanto, no dia 17 de setembro.
PLANO B – Por tudo isso, é recomendável que o PT defina (mesmo sigilosamente) um Plano B, se realmente pretende participar da eleição. Mas a excelente jornalista Mônica Bergamo, que tem bons informantes na cúpula do partido, afirma que Lula tem demonstrado irritação com as pressões e apelos para que indique logo um candidato a presidente, desistindo de concorrer.
Diz a colunista da Folha que Lula tem relatado a interlocutores um diálogo que teria travado com integrantes do PCdoB. Eles lhe disseram que a demora em indicar substituto poderia fazer a situação ficar pior. “Pior para quem, gente?”, teria perguntado o ex-presidente, que está preso há cem dias. “Querem que eu legitime o processo eleitoral sem a minha presença?”, prosseguiu.
Mônica Bergamo acrescenta que um petista que apoia a decisão diz que “Lula não quer sair de cena. Para ele é muito difícil, moralmente e politicamente”.
###
P.S.
 – Em tradução simultânea, isso significa que a ficha ainda não caiu, porque até agora ninguém teve coragem de contar para Lula qual é, verdadeiramente, a situação dele perante a Justiça Eleitoral. Por isso, ele continua vivendo de ilusão, que é uma boa maneira de enfrentar as agruras da cadeia. (C.N.)


26 de julho de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário