"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de junho de 2018

ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES PRETENDE ABRIR PROCESSO CONTRA GILMAR MENDES



Antes do processo, será feita uma enquete sobre Gilmar
Integrantes da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) querem entrar com uma ação contra o ministro Gilmar Mendes, do STF. Há contrariedade com as críticas do magistrado à categoria. A direção da entidade fará consulta aos associados antes de iniciar a ofensiva judicial. A enquete direcionada aos cerca de 1.300 filiados da ANPR deve ser realizada em agosto. A entidade espera obter autorização para ingressar com ação civil contra o ministro — neste caso, o julgamento caberia à primeira instância da Justiça.
DETERIORAÇÃO – Se for levada adiante, a ofensiva da ANPR tem potencial para deteriorar as relações entre procuradores e o Supremo. Gilmar Mendes pode ser o mais enfático, mas não é o único ministro da corte a criticar não só a conduta como também os métodos de investigadores.
Na quarta-feira passada (dia 6), os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio solicitaram à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o impedimento do ministro Gilmar Mendes para analisar casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, que acaba de ser libertado por ele.
A Fecomércio tem sido uma das patrocinadoras dos eventos realizados no Brasil e em Portugal pela faculdade de Direito criada por Gilmar Mendes.
EFEITO COLATERAL – Indagado sobre a série de críticas que sofre por sua atitude no Supremo, o ministro Gilmar Mendes respondeu o seguinte:
“Se me perguntarem qual é o meu éthos hoje, eu digo: é evitar que se cometam abusos. Eu não ligo. Já construí muitas obras. Fiz o bastante. Agora, quero evitar que se cometam tragédias”.

10 de junho de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário